Os números favoráveis foram influenciados por variações positivas dos setores de produtos têxteis (6,59%), confecção de artigos do vestuário e acessórios (2,01%), produtos alimentícios (0,61%) e outros equipamentos de transporte (4,12%). Ainda de acordo com a pesquisa, nos últimos 12 meses, o índice acumulado chega a 3,27%, com mais de 1.500 postos de trabalho criados.
Comparados com as outras regionais, os números de Araraquara ficaram com o terceiro melhor desempenho, atrás apenas da região de São João da Boa Vista, que apresentou índice positivo de 3.01%, e Mogi das Cruzes, 2,42%. “O resultado demonstra a retomada do processo de crescimento da indústria regional e cria uma atmosfera positiva para os demais meses do ano. O Ciesp vem trabalhando junto aos seus associados para que esse cenário melhore cada vez mais ”, comenta Ademir Ramos, diretor regional da entidade.
Indústria paulista
A Pesquisa de Nível de Emprego constatou que a indústria paulista contratou cerca 10.500 trabalhadores em janeiro. Foi o melhor resultado para o mês desde 2012. Na avaliação por setores, abriram vagas de trabalho 16 das 22 áreas pesquisadas.
Os destaques ficaram com os ramos de veículos automotores, reboques e carrocerias (mais 2.939 postos), confecção de artigos do vestuário e acessórios (2.123) e produtos de minerais não metálicos (1.426). Já os piores dados ficaram com produtos químicos (694 demissões), produtos de madeira (-273) e impressão e reprodução de gravações (-155).
Sobre o Ciesp
O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) é uma entidade civil sem fins lucrativos fundada em 1928. Com sede na capital e 42 diretorias regionais, municipais e distritais, reúne empresas industriais e suas controladoras, além de associações ligadas ao setor produtivo. Os associados ao Ciesp têm à disposição um conjunto de serviços, bem como assessoria em diversas áreas técnicas.
Na região, a entidade atende filiados de 17 municípios: Américo Brasilense, Rincão, Santa Lucia, Gavião Peixoto, Nova Europa, Ibitinga, Tabatinga, Itápolis, Borborema, Novo Horizonte, Monte Alto, Taquaritinga, Santa Adélia, Fernando Prestes, Candido Rodrigues e Jaboticabal, além de Araraquara.