Início Araraquara Instituto de Química recebe Diploma de Honra ao Mérito da Câmara 

Instituto de Química recebe Diploma de Honra ao Mérito da Câmara 

Indicação foi feita pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB)

O Auditório “Prof. Dr. Waldemar Saffioti”, no Instituto de Química (IQ) da Unesp Araraquara, estava lotado para acompanhar a entrega do Diploma de Honra ao Mérito ao IQ. Proposta pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB), a homenagem aconteceu na noite da segunda-feira (20). 

“A ideia se deu por três questões. A primeira pelo centenário do professor fundador Waldemar Saffioti, que foi vereador em Araraquara, e tem uma contribuição ímpar na ciência, não só pela construção do curso de Química; por todo o processo de contribuição do IQ na fabricação e na distribuição do álcool em gel para o SUS durante a pandemia; e pela contribuição da professora Vanderlan, pelos seus 42 anos de IQ, pela formação de milhares de professores de Química. Enfim, a contribuição do IQ na defesa da ciência e da universidade”, explicou o parlamentar. 

Para o diretor do Instituto de Química da Unesp Araraquara, professor Sidney José Lima Ribeiro, Waldemar Saffioti tem um papel importante na criação do curso de Química e no estabelecimento da qualidade reconhecida hoje. “É uma honra participar dessa homenagem, também à professora Vanderlan e à ciência que, graças à ela estamos vivos depois de uma pandemia horrível que passamos. Graças à ela que temos vacinas. Graças à ela que temos tudo. A importância disso é ressaltar o papel da ciência, da educação científica para as nossas crianças, para a gente garantir um futuro.” 

Também compuseram a Mesa o professor Antônio Carlos Massabni; a professora Vanderlan da Silva Bolzani, cientista e primeira mulher a presidir a Sociedade Brasileira de Química; a professora Dulce Helena Siqueira Silva, coordenadora da equipe de produção de álcool glicerinado e álcool em gel; e a presidenta do Diretório Acadêmico Waldemar Saffioti, Maria Augusta Haddad. 

IQ 

O ano de 2022 é um marco elementar para a história do Instituto de Química, tendo em vista que se completa o centenário de seu fundador, o professor Waldemar Saffioti. Nascido em 2 de janeiro de 1922, Saffioti iniciou em 1960 o processo de fundação do curso de Química e do Departamento de Química, da extinta Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara (FFCLA), que deu origem ao Instituto de Química da Unesp. Além disso, Saffioti fundou e foi o primeiro editor do periódico “Eclética Química” e da Associação de Docentes da Unesp (Adunesp). 

Redação

Sair da versão mobile