Início Araraquara Instituto Federal recebe Mostra de Filmes Araraquara na Tela com produções de...

Instituto Federal recebe Mostra de Filmes Araraquara na Tela com produções de cineastas locais

Evento acontece nesta quinta-feira (20), às, 20h, com exibição de cinco produções de diferentes gêneros

O cinema nacional é destaque na agenda cultural de Araraquara nesta semana com a primeira edição da Mostra de Filmes Araraquara na Tela. O evento será no anfiteatro do campus do Instituto Federal de São Paulo – IFSP (rua Doutor Aldo Benedito Pierri, 250 – Jardim Paulo Freire), e exibirá cinco filmes curta-metragens (ficções, documentário e animações), realizados por diretoras/es, equipes técnicas e elencos da cidade de Araraquara. A sessão começa às 20h e o acesso é gratuito, por ordem de chegada, até esgotamento dos 200 lugares disponíveis.

De acordo com Jacqueline Durans, organizadora da Mostra e uma das cineastas participantes, a expectativa é a de que o público vivencie “uma noite de conhecimento e reconhecimento de talentos e possibilidades de transformação para a cena cinematográfica de Araraquara”. Além de Durans, participam os cineastas Camila Constância, Fernando Galeane, Guilherme Bonini, Lucas Tannuri e Paulo Delfini.

Em meio ao momento especial de celebração do cinema nacional, Jacqueline Durans ressalta que é “fundamental fortalecer a produção cinematográfica local por meio de estímulo e fomento de novas produções”. “É especial e importante apresentar ao público nossa diversidade de narrativas, cenários, estéticas e formatos, além de colocar em cena os profissionais que têm produzido cinema na cidade, como diretoras(es), fotógrafos, técnicos de som, equipe de arte, assistentes de direção, editores, músicos, coloristas, produtores e tantos outros envolvidos por este recorte da produção araraquarense de filmes”, pontua a cineasta.

Após as exibições, os realizadores convidados terão a oportunidade de compartilhar suas experiências e falarem sobre suas produções numa troca de vivências entre colegas e com o público. “Vamos apresentar, na tela, Araraquara para Araraquara”, enfatiza Jacqueline Durans. O evento consolida a cidade como um polo realizador de audiovisual no Interior Paulista e pretende funcionar como ponte impulsionadora para formação de público, incentivo a estudos da linguagem e formação de novos realizadores e técnicos para o setor, oportunizando futuras parcerias e novos projetos.

Potencial econômico

O crescimento e a expansão da produção audiovisual brasileira tem sido observada com otimismo pelos realizadores do setor. Em 2023, houve aumento de 20% do público para os 161 filmes brasileiros lançados, que fizeram o setor responder por 3,11% do Produto Interno Bruto nacional (PIB), superando a indústria automobilística e gerando 7,4 milhões de empregos formais e informais (7% do total de trabalhadores do Brasil). “Sem dúvida, são números que certificam o potencial do audiovisual para a indústria da Economia Criativa e fundamentam nossa vocação para elaboração e construção de um mercado realizador no país”, pontua Jacqueline Durans.

De acordo com a organizadora da Mostra, esses dados mostram que a produção cinematográfica proporciona imensos ganhos econômicos, produz capilaridade entre territórios e fortalece a cultura em âmbitos regionais e nacionais. Especificamente em Araraquara, Jacqueline aponta para a existência de uma produção que subverte as normas culturais, as estruturas patriarcais e autoritárias, e revela a importância da representatividade como um componente essencial na formação e fortalecimento da identidade local. “Realizadores e produtores de cinema do interior do Estado de São Paulo têm empreendido esforços significativos para ampliar a produção e a visibilidade de seus filmes, tanto no âmbito doméstico, quanto internacional. Então, é preciso que Governo, instituições públicas e privadas, cultura, educação e sociedade civil se unam a esses profissionais”, comenta Durans.

A cineasta lembra que países como Estados Unidos, Japão, Coréia, França, Argentina, Turquia e alguns países da África têm demonstrado, na prática, como a política pública cultural contribui com o fortalecimento de identidades, promove o turismo, o desenvolvimento econômico e social de uma nação. “É preciso criar iniciativas que reflitam essas produções, apoiar de modo contínuo projetos e filmes realizados no interior, facilitando a visibilidade, quem sabe global, de realizadoras(es) contemporâneos”, finaliza a cineasta.

A Mostra de Filmes Araraquara na Tela é uma iniciativa de contrapartida do projeto LAB Audiovisual Araraquara, de autoria da cineasta Jacqueline Durans, contemplado pela Lei Paulo Gustavo 2023 do MINC (ministério da Cultura), em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura de Araraquara, Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Araraquara) e Uniara (Universidade de Araraquara). A iniciativa conta também com apoio e parceria do IFSP campus Araraquara, por meio de seu Departamento de Audiovisual, coordenado por Marta Kawamura.

SERVIÇO: Mostra de Filmes Araraquara na Tela

Data e horário: 20 de março (quinta-feira) | 20h

Local: anfiteatro do Instituto Federal de São Paulo/IFSP (rua Doutor Aldo Benedito Pierri, 250 – Jardim Paulo Freire)

Acesso: gratuito, por ordem de chegada até esgotamento dos lugares disponíveis

Sair da versão mobile