Início Araraquara Kartódromo do Pinheirinho recebe 1ª etapa do Campeonato Loukos do Asfalto

Kartódromo do Pinheirinho recebe 1ª etapa do Campeonato Loukos do Asfalto

Competição de kart tem início neste domingo (12), com entrada gratuita para o público

O Kartódromo Adalberto Nenê Cattani, no Parque Pinheirinho, recebe neste domingo (12), a partir das 8h, a primeira etapa da edição 2023 do Campeonato Loukos do Asfalto, competição de kart que conta com dez etapas, realizadas em Araraquara e Descalvado, com participações de pilotos de várias cidades do interior como Américo Brasiliense, Matão, São Carlos, Ribeirão Preto, Bebedouro, Descalvado, São José do Rio Pardo, Pitangueiras, Birigui, Bariri, Nova Odessa e São Paulo. A disputa conta ainda com Fernando e Bruninho, dois pilotos brasileiros que residem na Costa Rica.

A competição é dividida nas categorias cadete, 125cc Pro, 1.125cc Light, F4 Pro, F4 Light e F4 Motor Sorteado. Os motores sorteados são todos iguais, fornecidos pela James Motores Racing. Eles são equalizados em dinamômetro para ter mais qualidade no acerto e igualdade de potência dos motores, o que promove maior disputa em pista. Ou seja, os motores possuem todos a mesma preparação, onde a diferença fica para a habilidade do piloto e o chassi do carro.

Em cada categoria, são premiados os pilotos do primeiro ao quinto lugar. Posteriormente, a 10ª etapa contará com a premiação dos três melhores de cada categoria do campeonato.

Marcos Valério Lemes, que é diretor da Liga Araraquarense de Automobilismo, comentou sobre o crescimento da competição. “O Loukos do Asfalto já tem cinco anos, mas esse é o segundo ano que estamos fazendo a competição por pontos, já que antes era mais como uma brincadeira. Atualmente estamos conseguindo trazer muitos pilotos, que vêm da região, do estado de São Paulo e muitos até de outros estados. O intuito do campeonato é de revelar novos talentos e também proporcionar diversão aos pilotos que têm mais idade. O esporte é sempre bom e sempre proporciona disciplina, educação e competição. O prazer nosso é proporcionar isso aos pilotos”, explicou Marcos, que compõe a diretoria ao lado de sua esposa, Sandra Lemes, presidente da liga.

Sandra falou sobre o nome da competição. “O Loukos do asfalto tem esse nome porque são todos loucos mesmo. Começou como uma brincadeira e foi se fortalecendo, aumentando e hoje contamos com 43 pilotos no grid. É um evento maravilhoso, onde procuramos fazer tudo certinho, com ambulância, crianças com autorização, tudo bem feito para não ter problema. Tem várias categorias, da criança até o mais velho, passando pelo cadete, que são crianças, pelos novatos, que estão começando agora, pelo sorteado, onde os motores são todos iguais para ficar uma prova justa e igual para todos. Tem vários pilotos nessa categoria, eles vão para cima e é a categoria mais disputada, não que as outras não sejam, porque os menininhos do cadete também vão muito bem”, acrescentou.

Ela falou ainda sobre as emoções proporcionadas pela modalidade. “Meu marido é piloto e é um esporte muito gostoso. Quem ainda não andou, nunca presenciou, venha para assistir. Eu convido a todos para fazer um teste. Estamos com dois karts para locação, um adulto e um para criança. Neste ano também vamos iniciar um projeto social que vai atender crianças carentes em uma parceria com a Secretaria de Esportes”, revelou Sandra, que aproveita para agradecer o incentivo do coordenador de Esportes de Alto Rendimento, Édio Lopes, e da secretária de Esportes e Lazer, Milena Pavanelli.

A entrada é gratuita para o público e menores de idade só podem entrar acompanhados de um pai ou responsável. A competição conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Araraquara e com o patrocínio da Unimed Araraquara.

Redação

Sair da versão mobile