Vivendo há mais de cinco décadas na Morada do Sol, Vladir Roque Bortolozzo, mais conhecido como Kiko, foi homenageado com a honraria “Cidadão Araraquarense”, na noite de quarta-feira (4), em sessão realizada na Câmara Municipal, conforme proposta de autoria do vereador Lineu Carlos de Assis (Novo).
O evento, conduzido pelo vereador Lucas Grecco (PRD), contou com a presença do secretário municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta, representando o chefe do Executivo, além de familiares e amigos do empreendedor, nascido em Santa Barbara d’Oeste.
“É uma honra poder prestar essa homenagem a você e à sua família, que representam tudo o que há de melhor aqui na nossa terra. Esse título é só um símbolo, porque Araraquara já te carrega no coração”, destacou Assis.
A jornada profissional bem-sucedida, iniciada ainda na adolescência na padaria arrendada pelos pais de Kiko, foi relembrada em diversos momentos. “Você é uma grande referência empresarial na cidade e desejo que você possa continuar por muitos e muitos anos servindo e alimentando as famílias e as mesas dos araraquarenses”, reforçou Mazeta.
“Temos a honra de homenagear o Kiko, empresário que construiu uma história de trabalho e dedicação aqui em Araraquara. Sua trajetória não só contribuiu para o desenvolvimento econômico da cidade em geração de empregos e renda, mas também para a vida de tantas pessoas que tiveram o privilégio de cruzar seu caminho”, afirmou Grecco.
Danilo, Bruno e Pedro, filhos do mais novo Cidadão Araraquarense, também aproveitaram a ocasião para expressar publicamente toda a gratidão que sentem pelo patriarca da família. “Só nós três sabemos o quanto que você é importante para nós. Se a gente tem esse orgulho de ter você como pai, Araraquara hoje tem essa honra de ter você como cidadão. Pai, obrigado por tudo”, afirmou o primogênito da família Bortolozzo.
Emocionado, Kiko agradeceu o carinho recebido pelo público que esteve presente no Plenário ou que se manifestou pelas redes sociais durante a solenidade. “É difícil explicar a emoção que a gente sente, é uma coisa tão gratificante e fico muito feliz, muito honrado. Agradeço a todos e, principalmente, a Araraquara, por ter acolhido a gente.”
O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara, no canal 17 da rede Claro e pode ser assistido, na íntegra, pelo Facebook e YouTube.
Sobre o homenageado
Nascido em Santa Bárbara d’Oeste (SP), Vladir Roque Bortolozzo, ou simplesmente Kiko, mudou-se com a família em Araraquara no final da década de 1960. Em seguida, seus pais, Áurea e Edwirges, decidiram arrendar uma padaria, que seria o sustento dos cinco filhos do casal.
O pequeno comércio contava com o trabalho de todos os integrantes da família e, aos 12 anos, Kiko já ajudava nas atividades, fazendo entregas de pães e leite para os clientes. Após oito anos de trabalho, a família conseguiu comprar um terreno e construir um sobrado, que abrigaria a Padaria Bortolozzo na parte térrea e a residência no piso superior.
Com o passar do tempo, o espírito empreendedor fez com que Kiko buscasse ampliar os negócios, arrendando ou adquirindo outros pontos comerciais na cidade. Suas experiências permitiram que ele colaborasse ativamente na criação do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Araraquara e Região (Sipcar), que existe há 25 anos. Atualmente, a Panificadora Bortolozzo conta com três unidades em Araraquara, gerando, aproximadamente, 20 empregos diretos.
Casado com Ana Maria Romano desde 1985, Kiko é pai de três filhos e avô de três netos.