Início Araraquara Liga da Prevenção realiza 1° encontro regional sobre uso de drogas lícitas...

Liga da Prevenção realiza 1° encontro regional sobre uso de drogas lícitas e ilícitas em Araraquara

Evento foi realizado no último sábado (1), na sede do Amor Exigente

Foi realizado no último sábado dia 1 de abril, o primeiro Encontro Regional da Liga da Prevenção em Araraquara. O evento ocorreu na sede do Amor Exigente e contou com a participação de vinte representantes de dez municípios do interior do Estado, entre eles, Conchal, Ribeirão Bonito, Caconde, Franca, Jaú, Botucatu, Indaiatuba, Matão, além de Araraquara.

Entre os participantes estiveram membros antigos, mas, também novas lideranças religiosas, de movimentos sociais, psicólogas, conselheiros Tutelares, presidente de Conselhos Municipais sobre drogas Comads e Técnicos de Enfermagem.

Para Marcio Servino, Fundador e diretor da Liga da Prevenção em Araraquara e membro do movimento na capital do estado, o evento teve como principal objetivo fazer a análise das ações realizadas na região, articulação e planejamento de ações preventivas em 2023. De modo a se colocar a saúde mental e prevenção ao uso de drogas em meio a sociedade como prioridade e pauta nas discussões da política pública local e regional, capitando novos membros e convidando pessoas dispostas a participar e juntos fazerem mais pela Prevenção.  

O evento contou com painéis, no primeiro deles, Servino apresentou aos participantes o que é quem somos?  E sobre as formas de prevenção existentes: universal, seletiva e indicada. No demais, painéis, o senhor Gerson, Presidente do Comad de Indaiatuba, explanou sobre as ações realizadas no âmbito da política pública sobre drogas e em específico de ações preventivas no âmbito universal.

O graduando em psicologia Davi, da cidade franca, monitor de uma comunidade terapêutica falou sobre a prevenção seletiva que realiza com dependentes químicos em recuperação e Jurberto, da Liga de Jaú, falou sobre prevenção indicada, apresentando suas experiências frente ao trabalho que realiza com reeducandos dentro do sistema prisional estadual.

Os participantes participaram de dinâmicas e atividades sobre como fazer e quais as dificuldades para se fazer a prevenção e foram deliberados pontos importantes, entre eles, a realização de mais três encontros regionais e a realização, em junho, em Araraquara da Primeira Edição do Prêmio Liga da Prevenção para pessoas e profissionais que, de alguma forma, colaboram ou realizam prevenção ao uso de drogas.

Servino afirma ter sido sim uma manhã positiva onde se prevaleceu o planejamento das ações voltadas a prevenção, assim como troca de experiências.

Redação

Sair da versão mobile