No início de outubro, a vereadora Filipa Brunelli (PT) solicitou à Prefeitura, por meio de um Requerimento, esclarecimentos sobre os atrasos e descumprimentos dos horários dos ônibus que atendem ao Selmi Dei. A demanda da parlamentar teve como base reclamações de moradores da região mencionada, que relataram o problema.
No documento, Filipa pediu esclarecimentos sobre os motivos das demoras, as providências adotadas pela Prefeitura para assegurar o atendimento integral da linha e informações sobre possíveis alterações recentes na grade de horários.
Em resposta, a Secretaria Municipal de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana afirma que todas as linhas do transporte coletivo urbano de Araraquara possuem horários pré-determinados, divulgados no site oficial do sistema. “O cumprimento dos horários é acompanhado em tempo real, por meio de sistemas de GPS instalados em todos os veículos da frota. Esse monitoramento possibilita o controle operacional e permite ajustes imediatos quando necessário.”
Segundo a pasta, a linha que atende o Selmi Dei percorre diversos pontos estratégicos da cidade, incluindo o Terminal Central de Integração (TCI), que conta com câmeras de segurança, reforçando o controle e a fiscalização do serviço.
A Secretaria também destacou que o sistema de transporte municipal é integrado ao aplicativo Cittamobi, ferramenta que permite aos passageiros acompanhar em tempo real a localização dos ônibus.
Por fim, a pasta ressalta que, para a apuração formal de eventuais irregularidades, é necessário que sejam informados o dia, o horário e o ponto exato da ocorrência. “Com esses dados, é possível verificar, por meio dos sistemas de monitoramento, o que ocorreu e adotar medidas corretivas junto à concessionária responsável, visando à melhoria contínua e ao atendimento integral do transporte público em Araraquara.”
