Início Araraquara Liniker faz show gratuito para comemorar três anos da plataforma #CulturaEmCasa

Liniker faz show gratuito para comemorar três anos da plataforma #CulturaEmCasa

O evento, realizado no Teatro Sérgio Cardoso, anunciará ainda os vencedores do prêmio Melhores #CulturaEmCasa, com os destaques da programação de 2021 da plataforma

Liniker, Tulipa Ruiz e Melly. Com o show de um trio de peso como esse, a plataforma #CulturaEmCasa comemora três anos, no próximo dia 21 de abril, e ainda divulga o resultado da votação dos destaques da programação de 2021. O evento gratuito acontece no Teatro Sérgio Cardoso a partir das 21h. Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria do Teatro a partir das 20h, uma hora antes do início do espetáculo. A plataforma #CulturaEmCasa é uma iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do governo de São Paulo.

De acordo com a equipe da Amigos da Arte, gestora da plataforma, a escolha da Liniker seguiu um critério afetivo. A cantora fez uma das “lives” mais prestigiadas da plataforma em 2021, quando o isolamento social ainda era obrigatório em função da pandemia da Covid-19. 

Desde o lançamento, a #CulturaEmCasa disponibilizou mais de cinco mil conteúdos em 13 categorias (a única que investe em tantas linguagens). O acervo sozinho é maior que as principais plataformas culturais nacionais gratuitas. São 3,62 milhões de usuários, com impacto de cinco mil cidades de 166 países. 

Dos 31 equipamentos e programas da Secretaria da Cultura que integram a programação da plataforma, o Teatro Sérgio Cardoso Digital, programas de difusão e circulação cultural em parceria com municípios paulistas, o Museu da Língua Portuguesa e o Museu da Diversidade Sexual são os que têm mais visualizações. Seguidos pelas Fábricas de Cultura, Panorama Cultura SP, Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), Museu do Café e Pinacoteca. As ações culturais da própria pasta rendem grande parte da audiência, com tempo médio de visualização 66% maior que a média geral, e interação de 73% dos visitantes.

Um dos grandes diferenciais da plataforma é o investimento em produções próprias, que têm eternizado momentos como o show dos 80 anos do mestre pianista Amilton Godoy, uma entrevista exclusiva com a diva Alaíde Costa, além de documentários como “Olha o Auê aí Ó”, “Mulheres do Bixiga”, e séries como “Alguma Coisa Acontece no Meu Coração” (em homenagem ao aniversário de São Paulo), “Outras Vanguardas” (já transformado em filme), “Modernismo Hoje”, e o mais novo lançamento “Por dentro dos museus”, um tour por museus do governo de São Paulo com apresentação da youtuber Vivi Villanova.  

Em 2022, a plataforma também investiu no formato Original #CulturaEmCasa, show de música que une dois artistas em uma apresentação inédita com repertório especial. Com um forte impacto entre os visitantes, em 2023 a meta inicial da plataforma era produzir mais de dez conteúdos desse tipo. Este ano, porém, o número já chegou a três -. “Cornucópia Desvairada e Obscênicas”, “Ekena e Lazuli” e “Zizi Possi e Luiza Possi”. E mais sete estão em fase de produção, um deles vai ser lançado ao vivo na data comemorativa dos três anos, 21 de abril.

O Prêmio Melhores #CulturaEmCasa nasceu da ideia de prestigiar os artistas que se apresentaram virtualmente em 2021. São oito categorias – Teatro, Cinema, Música, Dança, Novidades, JuntosPelaCultura, Originais e Parcerias. Em cada categoria são cinco indicados, dos quais três serão premiados. A votação ocorreu ao longo de 2022 por meio de Júri Popular e Júri Interno. As cantoras Baby do Brasil e Angela Ro Ro, o espetáculo de dança Esto es Tango, o filme Sinos do Brasil e os originais da #CulturaEmCasa Raízes Black e Outras Vanguardas estão entre os escolhidos.

Metodologia da premiação

Foi usada a coleta de dados disponível pela ferramenta Google Analytics para determinar os vencedores da categoria “Júri Interno”. Para garantir total transparência, foi seguida uma metodologia padrão de fórmula de cálculo com o objetivo de trazer igualdade para os participantes. 

Os vencedores de cada categoria foram selecionados a partir do maior número de visitas de acordo com métrica e pontuação do Google Analytics. 

Com exceção da categoria “Equipamentos Culturais + Parceiros”, que tiveram dados coletados nos anos de 2021 e 2022, o período de análise das outras categorias foi de um ano a partir da data de publicação do conteúdo. 

Assista aqui todas as produções indicadas ao prêmio Melhores #CulturaEmCasa.

Indicados – Categoria Júri Popular

Teatro – 

A Despedida; 

[Colônia]; 

Quando as Máquinas Param; 

Chopin ou o Tormento do Ideal; 

A Moscou! Um Palimpsesto 

Música –

Angela Ro Ro; 

Baby do Brasil; 

Paula Lima; 

Jazz Sinfônica e Roberta Sá; 

Abertura com OSESP 

Concurso de Viola Caipira

Dança – 

Esto Es Tango; 

Luar do Sertão – A Fé que nos une é a Fé que nos move;  

B.E.C.O (B. Boys em construção original); 

Clássicos dO Balé com SPCD E OSESP; 

Mira 

Indicados – Categoria Júri Interno

Cinema – 

O Som dos Sinos; 

Canola; 

Brinda.Doc; 

O Melhor Amigo; 

Sidarta: Em Busca de Si, Nesse Mundo de Nós

Juntos Pela Cultura – 

Pirapora do Bom Jesus e Santana do Parnaíba – Revelando SP Online; 

Final – Campeão do Freestyle; Virada São José dos Campos; 

Festival de Circo Online SP – EP 1; 

Gatão de Meia Idade; 

Festival de Circo Online SP – EP 3

Virada de São José dos Campos

Originais da Casa –

Outras Vanguardas; 

Cantata de Natal; 

Raízes Black; 

40 anos TSC Digital; 

Papo de Arte; 

OSESP e Thierry Fischer 

Novidades – 

51º Campos do Jordão; 

Ponte Aérea Cultural Ceará; 

1º Festival de Verão de Campos do Jordão; 

Ponte Aérea Cultural Rio Grande do Sul; 

Ponte Aérea Cultural Curitiba; 

Fliv 2021 – 11º Festival Literário Votuporanga

Amigos da Arte

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, além da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.

Redação

Sair da versão mobile