Nesta quinta-feira (2), a Prefeitura de Araraquara irá encaminhar o conteúdo arrecadado na campanha em prol das vítimas das fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte na semana passada. O caminhão está marcado para sair às 15h do Fundo Social de Solidariedade.
Promovida pela Prefeitura por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, a ação foi iniciada na última quarta-feira (22) e mostrou mais uma vez o perfil solidário da cidade, que doou uma grande quantidade de
alimentos, leite, água, itens de limpeza, roupas e ração animal.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Silva, falou sobre a arrecadação. “O meu sentimento agora é de gratidão à população de Araraquara, que mais uma vez se mostra muito solidária. Toda vez que precisamos, nós acenamos e a população responde de pronto. Quero agradecer imensamente, em nome das pessoas que precisamos, por toda a arrecadação que conseguimos fazer em tempo recorde. Lançamos a campanha na quarta-feira e em uma semana conseguimos esse montante de doações. Muito obrigado pela empatia e muito obrigado pela solidariedade de toda a população de nossa cidade”, agradeceu.
A Campanha em prol das vítimas das fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte no Carnaval conta com o apoio da Defesa Civil e Guarda Civil Municipal e a parceria da Polícia Militar, Unip, Coeducar e dos supermercados Savegnago, 14, Assaí, Jaú Serve e da loja de produtos pet Agromil.
As doações podem ser feitas até esta sexta-feira (3) e os pontos de coleta são a Prefeitura do Município de Araraquara (Rua São Bento, 840 – Centro), o Fundo Social de Solidariedade de Araraquara (Rua Imaculada Conceição, 3885 – Vila Yamada), a sede da Guarda Civil Municipal (Rua Nove de Julho, 3419 – Vila José Bonifácio), a Casa dos Conselhos (Av. Portugal, 583 – Centro) e todos os órgãos da Prefeitura, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 16h30. Também participam o 13º Batalhão da Polícia Militar e todas as viaturas da Guarda Municipal e Fiscalização de Trânsito. As doações também podem ser levadas até os estabelecimentos que apoiam a campanha.
Cidinha acrescenta que as doações podem ser feitas mesmo após a campanha. “O que for arrecadado após a saída desse primeiro caminhão integrará um segundo envio, mesmo que seja em um caminhão pequeno. Se a carga for menor, o conteúdo será aproveitado para ajudar as famílias atendidas pelo Fundo Social de Solidariedade, ou seja, tudo será muito bem aproveitado”, concluiu.
Campanha para as mulheres
Paralelamente à campanha em prol das vítimas das fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte, a Prefeitura de Araraquara lançou uma outra ação paralela, chamada “Um por todos, todos por elas”, visa arrecadar produtos de higiene pessoal, principalmente absorventes, e roupas íntimas femininas, que podem ser doadas novas ou muito bem higienizadas. O conteúdo será enviado para as mulheres vítimas das fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte do Estado de São Paulo no último fim de semana.
O ponto de arrecadação é o Centro de Referência da Mulher “Professora Doutora Heleieth Saffioti”, que fica na Av. Espanha, 532, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30.
A ação arrecadou pacotes com diferentes quantidades de absorventes íntimos, peças de roupas íntimas adulto e infantil, itens de farmácia e higiene pessoal, fraldas, peças de cama, mesa e banho (fronhas, lençóis e toalhas), calçados, medidores de glicose, água e papel higiênico. Entre esse conteúdo arrecadado estão doações da DrogaVen (fralda, cama, mesa e banho, sabonetes, desodorante, medicamentos e absorventes) e da Lupo (calcinhas, sutiãs, meias, legging e camisolas). A Iesa também colaborou com 11 mil pacotes de absorventes íntimos.
Chuvas do Litoral Norte
A tempestade registrada durante o Carnaval no Litoral Norte foi a mais intensa da história do Brasil em 24 horas, com registro acumulado de 682 milímetros. As fortes chuvas provocaram deslizamentos, deixando ruas inundadas em meio à tragédia que já contabiliza 65 mortos, além de mais de 4 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas, e dezenas de desaparecidos.