Início Araraquara Mãe de aluno da EMEF ‘Gilda Rocha de Mello e Souza’ reclama...

Mãe de aluno da EMEF ‘Gilda Rocha de Mello e Souza’ reclama de retirada de almoço dos estudantes do período integral

Prefeitura alega que a mudança ocorreu devido a uma reorganização pedagógica para adequar a carga horária das aulas

A mãe de um aluno da EMEF ‘Gilda Rocha de Mello e Souza’, localizada no bairro Jardim Indaiá, em Araraquara, procurou a reportagem para denunciar a substituição do almoço dos alunos do período integral da unidade escolar por um lanche, durante toda essa semana. Ela alega que o lanche, composto geralmente por leite com bolachas ou um pão com patê, não seria o bastante para alimentar as crianças que permanecem o dia todo na escola.

“Meu filho estuda na escola Gilda Rocha de Melo e Souza, no Jardim Indaiá, e participa do Gilda integral, onde fica o dia todo na escola. Porém, nesta semana tiraram o almoço das crianças e disseram que dariam um lanche reforçado, mas, o lanche deles está sendo leite com bolacha ou pão com patê. Como pode uma criança entrar na escola as 7h da manhã e sair as 17h e ficar sem almoço? Não consigo acreditar que isso seja normal. Entrei em contato com a escola, mas, não obtive retorno”, relatou a mãe.

O que diz a Prefeitura:

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Educação, esclarece que não houve suspensão do almoço nas escolas de ensino integral da rede. A situação relatada ocorreu exclusivamente com os alunos do 6º ao 9º ano da EMEF Gilda Rocha de Mello e Souza, que também frequentam o período integral.

A mudança ocorreu devido a uma reorganização pedagógica para adequar a carga horária das aulas. Dessa forma, esses estudantes tomam café da manhã na própria EMEF, almoçam às 10h40 e, ao chegarem no período integral, recebem um lanche – geralmente uma fruta – seguido de outro lanche, cerca de uma hora depois.

Importante destacar que o cardápio nutricional foi preservado e continua sendo oferecido de forma equilibrada e adequada aos alunos. A proposta foi apresentada e discutida em reunião com os pais e responsáveis, garantindo transparência no processo.

Sair da versão mobile