A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, vem realizando um mapeamento contínuo das árvores de Pau-brasil (Paubrasilia echinata) no município. A ação, que começou em 2022, consiste no mapeamento colaborativo por meio da técnica de georreferenciamento, processo de associar informações a uma localização geográfica específica, geralmente utilizando coordenadas geográficas como latitude e longitude.
Isso permite a representação precisa de dados em mapas e sua integração com o espaço geográfico.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, destacou que o mapeamento começou em 2022, em comemoração ao Bicentenário de Independência do Brasil, ocasião em que foram plantadas mudas da espécie em diversos pontos da cidade.
“A atividade visava resgatar a importância histórica da espécie durante a colonização do Brasil, destacando seus usos na construção naval, na confecção de arcos de violino, móveis e na produção de corantes. A extração descontrolada quase levou à extinção da espécie, que deu nome ao país devido à resina que produzia, utilizada como corante na Europa nos séculos XII e XIII”, relata.
O gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Valter Iost, explicou que, durante o plantio das mudas, os técnicos da Gerência de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental abordaram a importância das presentes gerações repararem a extração predatória da espécie, através do plantio de novas mudas. “Ao longo da ação, os técnicos notaram a presença de inúmeras árvores da espécie em vários pontos da cidade, então, surgiu a ideia do georreferenciamento e mapeamento das mudas plantadas e das árvores formadas”, explica.
Ainda segundo Valter, esse mapa tem como finalidade informar a população da localização dessas mudas e árvores, bem como, referência para coleta de sementes e a realização de atividades de educação ambiental com a população.
“Essas árvores podem ser encontradas em espaços públicos como a Praça do Parque Infantil, Praça da Independência, Praça do São José, Parque do Botânico, Praça do São Geraldo, Parque do Basalto, Praça do Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara, em vias públicas, rotatórias e Unidades de Educação, etc”, aponta.
O gerente reforçou ainda que o mapeamento está sendo feito de forma colaborativa e a população pode ajudar neste trabalho. “Quem souber onde tem mais árvores de Pau-brasil na cidade pode enviar um email para gerplanseducam@araraquara.sp.gov.br indicando o endereço e um telefone para contato, para que os técnicos da Secretaria possam georreferenciar e mapear”, concluiu.