Os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade participaram neste sábado (5) do evento “SENAI de Portas Abertas”, promovido pela unidade de Araraquara. Durante o evento foi realizado o plantio de uma árvore de Pau-Brasil por alunos do SENAI e representantes da sociedade civil, com o apoio dos técnicos da Secretaria.
O gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Valter Luiz Iost Teodoro, explica que o plantio teve o objetivo de conscientizar e sensibilizar os participantes sobre a importância das árvores, em especial, do Pau-Brasil, muito explorada no período da colonização e, que quase entrou em extinção.
“Durante o plantio, um dos alunos fez a transição das falas dos participantes para a linguagem dos sinais. Este cuidado por parte do SENAI mostra a inclusão das pessoas com deficiência”. Valter salienta que foi instalada uma placa informativa com os nomes populares e o científico da árvore Pau-brasil, além de outras informações importantes.
Segundo o gerente, plantar árvores de Pau-brasil é uma prática para tentar reparar a extração predatória do período colonial e resgatar um pouco da história do Brasil. “Estamos mapeando as espécies de Pau-Brasil do município e, em breve, será disponibilizado um mapa para a população. Foram plantados esse ano árvores do Pau-brasil no Parque Municipal Natural do Basalto, SENAI e Parque do Botânico, Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldemar Saffiotti e há o planejamento para o plantio de mais de 30 mudas em vários locais do município. Esta ação também homenageia o Bicentenário da Independência do Brasil”.
O técnico da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, engenheiro agrimensor, Leonardo de Araújo Neto, reforça que o Pau-Brasil foi muito explorado para fins da construção civil, naval e para produção de corantes de tecidos. “Outra curiosidade é a utilização da madeira para fabricação de violinos, pois, a madeira flexível e resistente, eram as características perfeitas para confecção desse instrumento”, concluiu.