Início Araraquara Mestrado em Odontologia da Uniara obtém conceito 4 em avaliação da CAPES

Mestrado em Odontologia da Uniara obtém conceito 4 em avaliação da CAPES

Avaliação é referente ao período quadrienal de 2017 a 2020

O Programa de Pós-Graduação – PPG em Ciências Odontológicas da Universidade de Araraquara – Uniara, com área de concentração em Implantodontia e Ortodontia, obteve conceito 4 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, referente ao período quadrienal de 2017 a 2020.

“O resultado dessa avaliação foi divulgado em setembro pela CAPES, órgão governamental vinculado ao Ministério da Educação – MEC, que regulamenta os cursos de pós-graduação strictu sensu – Mestrado e Doutorado”, conta o coordenador do PPG, Rogério Margonar.

Ele comenta que o aumento do conceito “foi uma vitória do grupo de docentes, funcionários e alunos, e da universidade”. “Agradeço sempre ao apoio da reitoria. O trabalho não é fácil, pois a odontologia brasileira é a segunda que mais publica no mundo e, como esses conceitos são sempre comparativos, concorremos com cursos que existem há muitos anos e já têm um fluxo de produção científica e técnica, com patentes e estudos científicos”, explica.

O resultado da avaliação “é motivo de muita alegria porque mostra que nosso grupo percorre o caminho adequadamente, apesar de ser jovem – as primeiras dissertações foram defendidas em 2013 ou 2014, e o interessante é que, agora, toda produção que a CAPES avalia é endógena, uma produção feita dentro próprio programa de pós-graduação”.

“Estamos muito felizes e, agora, é mais crescimento, pois isso nos possibilita, perante a CAPES, pleitear um doutorado. Isso obviamente precisaria passar por uma reavaliação interna dos docentes do programa, e também da reitoria, mas esse é o caminho que vimos trilhando todos esses anos, o que nos dá muita segurança e confiança para continuarmos”, diz Margonar.

O cooordenador aproveita para lembrar que as inscrições para o processo seletivo para o Mestrado em Odontologia da Uniara serão abertas a partir de novembro, “e a prova será realizada em fevereiro de 2023”.

O corpo docente permanente é composto pelos professores doutores Thallita Pereira Queiroz (vice-coordenadora), Ana Paula Faloni de Souza, Claudio Marcantonio, Eloisa Marcantonio, Karina Eiras Dela Coleta Pizzol, Nadia Lunardi, Pâmela Letícia dos Santos, Rafael Silveira Faeda e Rodolfo Jorge Boeck Neto.

Já o corpo docente colaborador conta com os docentes doutores Patrícia Aleixo dos Santos Domingos, Gustavo Mendonça (University of Michigan) e Helder Baldi Jacob (University of Texas).

Redação

Sair da versão mobile