Início Araraquara Ministro Alexandre Padilha se reúne com direção da Santa Casa de Araraquara

Ministro Alexandre Padilha se reúne com direção da Santa Casa de Araraquara

Direção solicitou celeridade no repasse emergencial de R$ 2 milhões ao hospital

O prefeito Edinho Silva (PT) junto do ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, visitou a Santa Casa de Araraquara e participou de reunião com o provedor, Jeferson Yashuda, o vice-provedor, Marcos Daniel, e outros representantes do conselho da Santa Casa e diretores, neste sábado (4).

A Santa Casa solicitou apoio do ministro Padilha junto ao Governo Federal para que dê celeridade ao cumprimento do PL 1417/21, que prevê o repasse financeiro emergencial de R$ 2 bilhões para Santas Casas e Hospitais Filantrópicos que prestam serviços ao SUS (Sistema Único de Saúde), além de pedir liberação de crédito junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e auxílio emergencial mensal pelos próximos seis meses.

“É urgente a necessidade de um debate sério sobre a revisão do pacto federativo. O atual modelo de financiamento do SUS não dá conta da demanda das Santas Casas, o que acaba recaindo sobre o orçamento também limitado dos Municípios. Em Araraquara, estamos chegando a 48% do orçamento público para a Saúde. Enquanto esse novo modelo ainda não é encontrado, o ministro Padilha se colocou à disposição para levar essas demandas da reunião para o presidente Lula”, destacou o prefeito.

Referência

“A Santa Casa de Araraquara é referência em 30 especialidades de alta complexidade para 24 municípios da região, totalizando mais de 1 milhão de habitantes. É uma unidade de saúde fundamental dentro do SUS regional e precisa de todo o nosso apoio e das outras esferas de governo, do setor privado e da sociedade como um todo. Todos estamos juntos por essa causa”, complementou Edinho.

Também participaram da reunião o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto; do presidente da Câmara Municipal, Paulo Landim (PT), e do vereador Aluisio Boi (MDB); da deputada estadual Márcia Lia (PT); da secretária de Saúde, Eliana Honain; da diretora do Departamento Regional de Saúde 3 (DRS 3), Sônia Regina Souza Silva; do prefeito de Santa Lúcia, Luizinho Noli (PL), que preside o consórcio regional de municípios; do ex-deputado estadual e ex-prefeito Roberto Massafera; do diretor tesoureiro da Santa Casa, Antônio Martins; do diretor geral, Delorges Mano (também superintendente do Daae); do diretor técnico, André Nogueira; do representante público institucional, Fernando Passos; entre outros diretores da unidade.

Redação

Sair da versão mobile