Leonardo Malara começou na carreira artística com 13 anos de idade, após amigos de escola e conhecidos dizerem que ele tinha talento para tal. Um dia, sua mãe Adriana Malara, que trabalhava em uma loja no Shopping Jaraguá, encontrou passando pelo corredor do shopping Edison Vieira, da CP Models, que o abordou e mostrou fotos caseiras de celular e perguntou se ele realmente tinha o perfil. Edison imediatamente mostrou interesse e pediu para conhecer Leonardo pessoalmente na agência e, após alguns meses de preparação, já estava participando de uma seletiva para a carreira de modelo internacional.
Leonardo foi pré-selecionado por um dos principais agentes de modelos de São Paulo que pediu para ele se preparar em uma escola de modelos até completar a idade e altura para ingressar na carreira internacional. Passado um ano dentro da escola CP Models, Leonardo começou a demonstrar desejo em atuação onde também fez curso de Teatro, TV e Cinema, além de participar de peças teatrais na cidade e decidiu que queria focar na carreira de ator.
Quando completou 16 anos de idade Edison Vieira entrou em contato com seu agente Dell Santhos, em São Paulo, onde tem parceria exclusiva para talentos direcionados na área de TV e Cinema para ser agendada uma avaliação presencial onde Leonardo também foi aprovado para fazer parte da agência. Desta forma, ele ingressou em mais um curso intensivo em São Paulo para completar a preparação viajando todo o final de semana. Após a preparação, Leonardo começou a ser chamado para realizar algumas campanhas de publicidade como o comercial nacional da Ford, Senac e Shoppings de SP.
Cada vez mais apaixonado pela carreira artística, Leonardo decidiu que gostaria de se formar em Artes Cênicas e se mudou de vez para São Paulo, onde fez faculdade e se formou em Artes Cênicas pela faculdade Célia Helena. Ainda no decorrer da sua formação ele foi direcionado por seus agentes e selecionado para gravar a Série ‘’A Prova do Crime’’, um projeto da BBC de Londres para ser lançado na Rede Globo, no programa Fantástico que ainda não foi lançado.
Dentro do Projac da Globo nos intervalos das gravações, ele foi convidado para participar da escola de atores da Globo para ser um protagonista da novela Malhação de 2017.
Entre testes para novela, Leonardo também foi convidado para uma participação na Série “Temporada de Verão’’ lançada na Netflix em 2021.
Logo em seguida também foi convidado para gravar a Série “Rota 66’’, com base no premiado livro de Caco Barcelos que estreou na GloboPlay no mês de setembro.
Leonardo teve papel de destaque e interpreta um dos três amigos envolvidos no assassinato da trama que conta a história do esquadrão da morte da Polícia Militar de São Paulo que operou entre os anos de 1970 e 1990, contracenando com diversos atores, entre eles, Humberto Carrão e Ailton Graça.
Leonardo não só se dedicou na área da interpretação mais também se descobriu na música e também teve participação importante do clip de Nego Max no álbum “Eu não sou racista’’, com mais de sete milhões e meio de visualizações, cujo projeto foi discutido por faculdades, escolas e público em geral por ser um assunto muito atual.
Leonardo diz que “ter sido aprovado para esse Projeto onde atuou com atores renomados, Direção impecável e uma produção gigantesca, cheia de pessoas talentosas foi incrível”