Arte, cultura e troca de experiências são as propostas para celebrar o centenário de Wallace Leal, no período de 14 a 20 de outubro, com a programação da 13ª Mostra de Cinema Wallace Leal Valentin Rodrigues. O evento realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundart apresentará oficinas, exibições e mesas de debate.
Wallace Leal Valentin Rodrigues, grande ícone da cultura de Araraquara, nasceu em 11 de dezembro de 1924, em Divisa/ES. Wallace migrou com sua família para o interior de São Paulo na década de 30, onde se destacou como um talento multifacetado: ator, diretor, escritor, jornalista e produtor.
Em 1958, dirigiu seu filme “Santo Antônio e a Vaca”, um longa-metragem em 35mm, produzido na cidade de Araraquara, uma obra pioneira, que resgata a narrativa rural do “causo” com uma estética caipira, revolucionando a cena cultural local. O sucesso foi tanto que o filme ficou 10 dias em cartaz, sendo assistido por 12 mil pessoas. Seu legado segue inspirando gerações.
Para celebrar o centenário do artista, a Mostra Wallace Leal Valentin Rodrigues, por meio da Prefeitura de Araraquara, conta com a produção de Primeiro Andar e Casa do Saci e apoio da Unesp – Faculdade de Ciência e Letras (FCLAr), Comitê de Ação Cultural FCL – Araraquara e o Grupo de Pesquisas em Dramaturgia, Cinema, Literatura e outras artes.
A edição deste ano busca fortalecer Araraquara como referência no cinema nacional, destacando produções do interior e celebrando a riqueza cultural regional, criando oportunidade de um encontro perfeito entre criadores e público, na promoção de diversidade, arte e troca de experiências.
A curadoria da Mostra nesta edição conta com: Camila Franco, Felipe Locca, Nic Oliveira e Yunna Lima. “O nosso foco de curadoria esse ano são filmes realizados no interior, não só de São Paulo, mas do interior do Brasil como um todo. A gente fechou a lista de inscrição com uma procura de 310 inscritos do Brasil todo, várias regiões, então este será nosso foco”, explica Camila Franco. Ela conta que a programação terá três sessões de longas e mais um longa infantil, que serão divulgados em breve; e que as mesas e as exibições serão realizadas no Teatro Municipal.
Oficinas
Estão abertas as inscrições para duas oficinas: Crítica Cinematográfica ˜Cinema Feminista˜ e “Super 8”, ambas serão realizadas nos dias 14, 15 e 16 de outubro nos anfiteatros da Unesp – Faculdade de Ciências e Letras, para interessados maiores de 13 anos.
A oficina “Cinema Feminista” será ministrada pela professora Dra. Renata Soares Junqueira, das 14h30 às 16h30, no anfiteatro D e E, com 60 vagas. Já a oficina “Super 8”, com o professor Lucas Veiga (Campinas) será no anfiteatro C, das 14h30 às 17h30, com 25 vagas.
As inscrições seguem até 09 de outubro: para a oficina “Cinema Feminista” devem ser realizadas pelo link: bit.ly/mw2024oficina e para “Super 8” pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScsnMlrnKMPeqoBB5D5EhIPABPrzI9kS62vUuh_MBpHgvWR7Q/viewform?pli=1 .
Mais informações podem ser solicitadas pelo email gpdc.loa@gmail.com
A abertura solene da 13 Mostra de Cinema Wallace Leal será realizada no dia 17 de outubro (quinta-feira), no Teatro Municipal, seguida por festa Tocaya na Praça das Bandeiras. A programação gratuita completa será divulgada em breve.