Nesta quarta-feira (18), a programação da Mostra Audiovisual Wallace Leal Valentin Rodrigues – realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart – presta uma homenagem ao patrono da Cultura de Araraquara, Zé Celso, e também ao Teatro Oficina: às 19 horas será exibido o documentário “Máquina do Desejo”, seguido por bate-papo com integrantes do Oficina, no Cine Lupo.
O documentário “Máquina do Desejo”, com direção de Joaquim Castro e Lucas Weglinski, narra a história dos 60 anos do Teatro Oficina, retratando a trajetória de Zé Celso, que revolucionou a linguagem teatral no Brasil e juntamente com seu grupo de atores, construiu uma forma de resistência política durante tempos conservadores e de ataques às expressões culturais.
A dupla de diretores transformou ao longo de sete anos um acervo de mais de seis décadas de registros; entre filmagens de cineastas e videomakers, arquivos de cinematecas, TV’s nacionais e internacionais, além de muitas gravações feitas pelo próprio Teatro Oficina, resultando no maior registro histórico de uma das mais longevas companhias de teatro em atividade permanente do Brasil.
Com 109 minutos, Máquina do Desejo é um filme construído a partir deste precioso acervo audiovisual da Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona que transborda o palco e penetra na história do Brasil. Um mergulho nas entranhas criadoras das várias formações da indomável companhia e de sua sede, foco de resistência e “reexistência” que faz da liberdade de criação uma conquista irreversível.
Em mais de seis décadas, o Teatro Oficina faz mais que revolucionar a linguagem teatral no país: a influência estética da companhia de José Celso Martinez Corrêa estende-se da invenção do Tropicalismo à renovação das linguagens audiovisuais, performáticas, arquitetônicas, musicais brasileiros e muito mais a partir dos anos 1960 até hoje.
O filme revisita uma história que envolve personalidades como Caetano Veloso, Glauber Rocha e Lina Bo Bardi, dissolve barreiras entre teatro, ecologia, arquitetura e sexualidade, e mistura arte e vida na eterna busca de uma linguagem verdadeiramente brasileira.
Vale lembrar que o araraquarense Zé Celso morreu este ano, no último 06 de julho, aos 86 anos, após um incêndio atingir seu apartamento em São Paulo.
A Mostra Audiovisual Wallace Leal Valentin Rodrigues, com curadoria de Lívia Cabrera e Paulo Delfini, conta com o apoio: Sesc Araraquara, Senac Araraquara, FCL – UNESP Araraquara, e CAC / FCLAr – Comitê de Ação Cultural, além do apoio da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, Associação dos Amigos da Praça das Bandeiras, ICine – Fórum de Cinema do Interior Paulista, Bar do Zinho e Centro de Convivência da Criança e do Adolescente Nossa Senhora das Mercês. Mais informações no site da Prefeitura de Araraquara e também nas redes sociais (/mostrawallace).
Os ingressos gratuitos para exibição de “Máquina do Desejo” serão distribuídos a partir das 18 horas. O Cine Lupo está localizado junto ao Shopping Lupo, na Rua Gonçalves Dias, 543, no Centro de Araraquara.