Araraquara registrou neste sábado mais 131 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 16,58% de 790 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e também assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 18,68% de 701 amostras, sendo, destas, 131 positivados.
Araraquara soma 23.413 casos confirmados de Covid-19.
Em cumprimento ao decreto municipal em vigor, o Comitê de Contingência do Coronavírus, mais uma vez, estabelece sinal de alerta para toda a cidade, considerando hoje a taxa de positividade dos testes em geral (sintomáticos e assintomáticos), que foi superior a 15%. O mesmo sinal de alerta é estabelecido quando a taxa de positividade dos testes realizados em indivíduos sintomáticos é superior a 20%.
De acordo com o decreto municipal, para que os segmentos econômicos de Araraquara continuem abertos para atendimento presencial, a taxa de positividade para Covid-19 nos testes não pode ultrapassar de 30% dos pacientes ou de 20% nos testes em geral (contando sintomáticos e assintomáticos) por três dias consecutivos ou por cinco dias alternados dentro de um prazo de sete dias de intervalo. Caso esses índices sejam ultrapassados, a abertura das atividades econômicas será suspensa para o controle da pandemia pelo prazo de, no mínimo, sete dias.
O Comitê mantém as análises rigorosas dos números que revelam o avanço da pandemia no município e a força-tarefa da Prefeitura, que fiscaliza o cumprimento do decreto municipal, continua nas ruas, cobrando as medidas sanitárias que podem conter a transmissão do vírus.
No fim de semana aumentam as ocorrências de festas e reuniões clandestinas, de aglomerações e de desrespeito à vida. Por isso, para que esse trabalho de fiscalização tenha efeito, é necessário a participação de todos, com denúncias de irregularidades e, principalmente, com a adoção dos cuidados já tão falados e conhecidos: evitar aglomerações, respeitar a restrição noturna de circulação e, principalmente, usar máscaras corretamente, cobrindo boca e nariz, em locais públicos.
É obrigação de todos participar da batalha contra a Covid-19 e zelar pela vida.
Neste sábado, do total de confirmados, 1.135 permanecem em quarentena e 21.809 já saíram. Aguardam resultado de exames 604 amostras.
Em relação às testagens realizadas nos setores econômicos e sociais do município, foram aplicados no dia 11 de junho, 89 testes, em 6 estabelecimentos, sendo todos negativados.
Hoje, 199 pacientes estão internados. Destes, 106 estão em enfermaria – 1 suspeito e 105 confirmados. E 93 confirmados estão na UTI.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 66% de leitos de enfermaria e 82% de UTI.
Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 13 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Paulo tem 37 pacientes, o Hospital São Francisco tem 33 pacientes, o Hospital de Campanha tem 56 pacientes, o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 46 pacientes e a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 14 pacientes.
Do total de 199 internados, 109 são moradores de Araraquara e 90 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 42 estão em enfermaria e 48 estão em UTI.
Os 90 pacientes de outros municípios residem em Américo Brasiliense (12), Angélica – Mato Grosso do Sul (1), Barra Bonita (3), Barretos (1), Batatais (1), Boa Esperança do Sul (3), Borborema (5), Capivari (1), Costa Rica – Mato Grosso do Sul (1) Dourado (2), Franca (1), Gavião Peixoto (8), Guaraci (1), Guariba (1), Ibaté (4), Ibitinga (2), Itápolis (7), Limeira (1), Morro Agudo (1), Motuca (2), Piracicaba (2), Ribeirão Bonito (1), Rincão (4), Rio Claro (1), Santa Cruz das Palmeiras (2), Santa Lúcia (2), São Carlos (12), São José do Rio Preto (1), Tabatinga (3), Tambaú (1), Taquaritinga (2) e Vargem Grande do Sul (1).
Araraquara registrou, até o momento, 469 óbitos decorrentes de Covid-19.
Os 4 óbitos registrados nas últimas 24 horas são:
Mulher de 67 anos, com comorbidades, internada em hospital da rede pública desde o dia 2 de junho.
Homem de 54 anos, com comorbidades, internado em hospital da rede pública desde o dia 3 de junho.
Mulher de 40 anos, com comorbidades, internada em hospital da rede pública desde o dia 27 de maio.
Homem de 63 anos, com comorbidade, internado em hospital da rede privada desde o dia 14 de maio.
Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Araraquara já aplicou, até o momento, 110.297 doses, sendo 72.268 da primeira dose e 38.029 da segunda dose.