Início Araraquara Mulher de 48 anos morre em decorrência da Covid-19

Mulher de 48 anos morre em decorrência da Covid-19

Araraquara registrou nesta quarta-feira mais 48 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 5,8% de 822 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 13,19%, sendo 38 positivados de 288 amostras.

Em relação às testagens ampliadas de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais e no Terminal Central de Integração, foram aplicados um total de 534 testes no dia 9 de novembro, com 12 positivados, sendo 2 de outro município.

Portanto, agora Araraquara tem 31.134 casos confirmados de Covid-19.

Do total de confirmados, 113 permanecem em quarentena e 30.422 já saíram. Aguardam resultado de exames 107 amostras.

Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19), preencher com o número do CPF ou do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.

Hoje, 6 pacientes estão internados. Destes, 5 confirmados estão em enfermaria e 1 confirmado está em UTI.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 15% de leitos de enfermaria e 4% de UTI.

Hoje, Hospital São Paulo tem 2 pacientes, o Hospital de Campanha tem 2 e o HEAB também tem 2 pacientes.

Do total de 6 pacientes internados, 5 são moradores de Araraquara e 1 é residente em Ribeirão Bonito.

Araraquara registrou, até o momento, 599 óbitos decorrentes de Covid-19. O óbito mais recente é de uma mulher de 48 anos, sem comorbidades, que estava internada em hospital da rede privada desde o dia 15 de outubro.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Atendimentos

Conforme é feito semanalmente, o Comitê divulga o balanço de atendimentos prestados no município, referentes ao Coronavírus. São eles:

– Atendimentos no polo de triagem da UPA Vila Xavier: 106.246

– Pacientes internados no Hospital da Solidariedade: 1.786

– Atendimentos pelo Disque-Saúde: 29.033 ligações

– Exames realizados junto à Unesp: 118.818

– Exames realizados junto à Uniara: 44.442

– Testes capilares – 44.579

– Exames antígenos realizados nas unidades de saúde, praça Santa Cruz, TCI, comércio e na UPA: 66.676

– Atendimentos no telefone de Apoio Psicológico: 1.138

E a vacinação contra a Covid-19 continua nesta quarta-feira com aplicação da terceira dose nos idosos com 60 anos ou mais e nos profissionais da saúde, à medida que forem completando 6 meses da segunda dose.

Continua a aplicação de terceira dose no grupo de pessoas imunossuprimidas, com HIV, transplantadas e pacientes em tratamento quimioterápico, na unidade do Sesa. E a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, de gestantes, lactantes e puérperas, de 18 anos ou mais e a aplicação da segunda dose dos imunizantes, em todos os polos de vacinação.

Além dos drive-thrus do Cear e do Sesc, que atendem das 8 às 12 horas, são polos de vacinação os postos de saúde da Vila Xavier, Jardim Iedda, Selmi Dei I, Vale do Sol, Bueno de Andrade e Assentamento Bela Vista, sempre das 8 às 15 horas.

A Secretaria Municipal de Saúde também está realizando a complementação do esquema vacinal contra Covid-19 de brasileiros com viagens marcadas para outros países, com base nos critérios regulatórios do país de destino.

No caso das pessoas que vão viajar ao exterior e só têm a primeira dose, elas podem antecipar a segunda dose, respeitando o intervalo mínimo de 21 dias para a vacina da Pfizer e 28 dias para a vacina Astrazeneca.

Já as pessoas que tomaram as duas primeiras doses da Coronavac e pretendem viajar para países que ainda não incluíram esse imunizante na lista de vacinas autorizadas, elas podem tomar a terceira dose da Pfizer, respeitando o intervalo de 28 dias da segunda dose.

Para essas medidas, adotadas em todos os polos de vacinação, será obrigatória apresentação de comprovação da viagem, no caso, a passagem.

O município continua avançando na vacinação contra a Covid-19: já foram aplicadas 396.390 doses, sendo 198.700 da primeira dose, 177.200 da segunda dose e dose única e 20.490 de terceira dose.

As informações completas sobre o esquema vacinal, polos de vacinação e horários são divulgadas no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais.

Redação

Sair da versão mobile