Início Araraquara Música, feiras, oficinas e teatro movimentam a cidade nos próximos dias

Música, feiras, oficinas e teatro movimentam a cidade nos próximos dias

Seguem abertas as inscrições para as semanas dos compositores locais e de poesia

Até o dia 13 de abril, Araraquara vai receber uma ampla programação cultural com apresentações musicais e de dança, exposições artísticas, exibição de filmes, contação de histórias, rodas de prosa e um sarau, oferecidos gratuitamente para todos os interessados.

Nesta sexta-feira (11), no Instituto Federal, na Rua Doutor Aldo Benedito Pierri, nº 250, no Jardim Paulo Freire, às 19 horas, tem “Tela Dandô”, com exibição de documentário e papo com o diretor Mário Almeida; às 19h30, show com Vinicius Zurlo; e às 20h30, show de Luma Aiub, com participação especial de EntreLatinos.

No sábado (12), no Espaço Arte Multicultural, na Rua Itália, nº 1934, no Centro, às 14 horas, “Arvorecer – exposição itinerante e interativa” por Naila Pommé; das 14 às 17 horas, oficina de música corporal com André Venegas (vagas limitadas – inscrições abertas); às 17 horas, “Abre a Roda – dança circular”, com Andrea Leoncini; às 19h30, “Prosa, ponteio e poesia” – Osni Ribeiro convida Sérgio Santa Rosa; e às 20h30, show “EntreLatinos” – Ana Stinghen e Francisco Prandi, participação especial de Luma Aiub.

Já no domingo (13), na Chácara Roca de Fogo, na Rua Carlos Porsani, nº 886, na Chácara Flora, às 10 horas, “Manhã violeira” – Sarau matinal aberto, com roda de prosa e cantoria.

            Informações gerais sobre os eventos e inscrições para a oficina de música corporal pelo WhatsApp (16) 99611-1736, com Maurício.

Música

Composta por músicos profissionais e amantes do chorinho, a Roda de Choro Araraquarense convida o músico multi-instrumentista Milton Mori para a celebração do Dia do Choro, comemorado no mês de abril. Nesta sexta-feira (11), às 20 horas, no Garimpo do SescGrátis.

Feiras

No sábado (12), das 10 às 19 horas, tem Feira Tô em Casa no Parque Infantil, no Centro, com karaokê a partir das 13 horas.

Já das 17 às 22 horas, acontece a GiraFeira na Praça Guido Michetti, no Jardim Imperador.

No domingo (13), das 9 às 17 horas, é a vez da Feira do Botânico, no Parque Municipal do Botânico, com animação de DJ Paulinho Henrique.

Programação gratuita.

            Oficina infantil

 “Dobrando e encantando”, com Andreia Moreno, educadora do Programa Curumim, é um convite para descobrir o processo de confecção de diferentes origamis. No sábado (12), às 13h30, no Hall da Ginástica Multifuncional do Sesc. Crianças com menos de 7 anos devem estar acompanhadas por um adulto. Grátis.

            Espetáculo infantil

            Já que “Tudo tem um jeito de começar”, esse espetáculo infantil do Grupo Dançaberta convida para a descoberta de um jeito de começar uma música, uma pintura, as brincadeiras no quintal, a escrever com fantásticos lápis e a criar bichos com grandes bolas. No sábado (12), às 16 horas, no Teatro do SescGrátis, com retirada de convites 1 hora antes.

            Teatro

No sábado (12), o Palacete das Rosas “Paulo A.C Silva” apresenta o espetáculo “Paralelos”, da Cia. Tal Tatu. A apresentação, gratuita, tem início às 20 horas e os ingressos serão distribuídos uma hora antes, a partir das 19 horas.

“Paralelos” aborda uma linha tênue entre o que é vivido e o que se poderia ter vivido, separada apenas por um “e se”. Cada sim ou não de decisões tomadas ao longo da vida cria um “e se” diferente. Um paralelo que poderia ter existido ou um vislumbre de algo que só existe na mente.

O que se vive hoje são consequências de ações do passado. “E se…” E se você pudesse escrever uma carta para o seu eu do passado? Existe alguma decisão que você tomaria diferente?

O espetáculo tem direção e dramaturgia de Elaise Silva e Rick Silva e elenco com Bruna PetitoElaise SilvaGabriel RibeiroGabriela Santos e Rick Silva. No palco, esses seres atuantes convidam a refletir sobre as caixas que prendem no ciclo de indagações passado-presente-futuro.

Com classificação para 14 anos e acessibilidade em Libras, “Paralelos” disponibiliza 100 lugares para o público. O Palacete das Rosas está localizado na Rua São Bento, nº 794, no Centro.

+ Teatro

“O Andante” é um texto poético, que conta a história de um andarilho, catador de livros, reciclador de poesias, carroceiro das palavras. Perdido dentro de si, entre o real e o imaginário. Um homem imerso em seus pensamentos e sentimentos, falando verdades de uma maneira quase filosófica. Com sua inquietação, “O Andante” provoca quem o ouve, instigando a discussão das verdades estabelecidas pela sociedade. A linguagem poética do texto também relembra a necessidade da leitura e da arte. No sábado (12), às 20 horas, no Teatro do Sesi. Sessão com intérprete de Libras. Grátis.

‘Choro das Águas’

No domingo (13), tem Choro das Águas na Praça do Daae, na Fonte Luminosa. A programação começa às 16 horas, com a Feira de Artesanato, seguida pelo espetáculo “Páscoa Encantada”, do projeto Teatreia II (18 horas). Grátis.

+ Música

Exaltando as Bambas do Samba de todos os tempos – De Dona Ivone Lara a Geovanna, Mart’nália a Alcione, Leci Brandão, entre outros grandes nomes de compositoras e intérpretes.  “ExaustaSamba e Samba das moça”, com Bambas do Samba, no domingo (13), às 16 horas, na Convivência do SescGrátis.

Vivência

A cada conto, um ponto, um corte, uma dobra, um riso, um traço. Mediação de leitura e criação de livros e brincadeiras. “Conta & Cria”, com Cristiane Pereira e Fabiana Lorenzeti, educadoras do Espaço de Brincar, na quinta-feira (17), às 17 horas, no Espaço de Brincar do SescGrátis.

Oficinas Culturais

Estão abertas as inscrições para contratação de projetos no formato “Oficinas Culturais Municipais”, destinado a artistas locais. O novo edital é complementar ao anterior e considera a demanda do programa e a abrangência de atendimento pretendida pela Prefeitura.

São aguardados projetos de caráter artístico nas seguintes linguagens: Balé ClássicoDança ContemporâneaMúsica (Canto CoralCavaquinho e Violão) e Teatro.

Será aceita uma proposta por proponente, podendo ser inscrições de pessoas jurídicas, que podem estar representadas como Microempreendedores Individuais (MEI) ou portadores do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

As inscrições serão aceitas exclusivamente em modo online, pelo e-mail oficinasculturais.aqa@gmail.comaté 23 de abril.

Toda a documentação necessária para a inscrição deve ser conferida no edital, que está disponível no site da Prefeitura, na aba “Editais da Cultura”. O link direto é o https://ecrie.com.br/sistema/conteudos/arquivo/a_138_0_1_08042025180422.pdf.

Serão selecionados: 1 projeto de Balé Clássico, 2 projetos de Dança Contemporânea, 2 projetos de Canto Coral, 1 projeto de Cavaquinho, 1 projeto de Violão e 2 projetos de Teatro. As propostas contratadas receberão o valor bruto de R$ 26 a hora/aula.

Para a primeira etapa da avaliação das propostas serão considerados os seguintes critérios: enquadramento da proposta dentro do edital, considerando as características do programa Oficinas Culturais Municipais; acessibilidade e viabilidade da proposta; clareza descritiva da proposta; e qualificação dos profissionais envolvidos.

Para a segunda etapa da avaliação das propostas serão considerados os seguintes critérios, correspondentes às análises dos vídeos enviados: clareza na apresentação da proposta e seus objetivos, e atendimento ao tema proposto.

Os resultados serão publicados na página oficial do município – www.araraquara.sp.gov.br – em “Editais da Cultura”, nos Atos Oficiais e em jornal de circulação local. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail oficinasculturais.aqa@gmail.com.

Semana de Valorização dos Compositores Locais

Estão abertas as inscrições para a premiação da Semana Municipal de Valorização dos Compositores Locais “Pedro Paulo Zavagli – Spiga”, comemorada na segunda semana de outubro.

Fomentar e valorizar o trabalho dos compositores araraquarenses, assim como apoiar, incentivar e difundir o trabalho artístico de Araraquara e atuar na formação de público para as produções locais são os objetivos da Semana.

Pedro Paulo Zavagli, o Spiga, foi um sambista e poeta araraquarense, personalidade marcante do bairro da Vila Xavier e figura proeminente na vida boêmia e cultural da cidade. Ao longo de sua carreira, compôs mais de 80 obras e seus poemas foram musicados por diversos artistas.

As inscrições serão recebidas até 24 de abril e podem participar da premiação poetas que comprovem residência ou naturalidade na cidade. O compositor inscrito deve ter ao menos 6 obras autorais, letradas e/ou instrumentais, a serem apresentadas no show em caso de premiação.

Para efetivar a inscrição, o participante deve enviar ao e-mail semanaspiga@gmail.com a documentação elencada no edital, assim como uma faixa demo, com uma das músicas autorais inscritas, em formato mp3, via link Google Drive.

Entre as necessidades para a inscrição, estão: descrição de repertório, informações sobre a ficha técnica, cópia dos documentos de RG e CPF do compositor participante e comprovante de residência

O edital completo, com detalhes da documentação necessária, pode ser conferido no site da Prefeitura, em “Editais da Cultura”.

Os artistas premiados integrarão a programação do show, ainda este ano, dentro da programação da Semana Spiga 2025, com data e local a serem definidos. Vale destacar que o compositor pode apresentar as obras inscritas ou decidir pela escolha de intérprete. Serão premiados até 4 compositores araraquarenses, com o valor de R$ 2 mil cada.

Dúvidas sobre o edital de premiação podem ser esclarecidas através do e-mail semanaspiga@gmail.com, com o campo de assunto da mensagem preenchido com o termo “Dúvidas”, ou ainda pelo telefone (16) 3322-2770, das 9h às 17h30, de segunda a sexta-feira.

O edital completo pode ser conferido diretamente aqui.

Semana de Poesia

Estão abertas as inscrições para a Semana Municipal de Poesia “José Roberto Telarolli – O Poeta da Vila”, que tem o objetivo de fomentar e incentivar o trabalho dos poetas araraquarenses; incentivar o hábito da leitura em crianças, jovens e adultos, em atividades efetivas para formação de público; e contextualizar a arte literária e fortalecer a identidade cultural araraquarense.

Podem participar da premiação poetas que comprovem residência ou naturalidade em Araraquara, sendo que o poeta inscrito, em caso de premiação, deve apresentar conteúdo inédito de poesias autorais em livro impresso de, no mínimo, 25 páginas.

As inscrições serão aceitas até 24 de abril e o participante deve enviar ao e-mail semanamunicipaldepoesia@gmail.com a documentação solicitada no edital, que está disponível no site da Prefeitura, na aba “Editais da Cultura”, além de três poemas autorais.

Os poetas premiados receberão o valor de R$ 5 mil para produção do livro de poesias, a ser entregue para a Secretaria Municipal de Cultura em até seis meses após o recebimento do recurso. Serão premiados até quatro poetas.

Os critérios de análise de premiação implicam: adequação ao gênero literário da poesia; originalidade e inventividade no conteúdo; e utilização da linguagem, estilística e recursos expressivos.

Dúvidas sobre o edital de premiação podem ser esclarecidas pelo e-mail semanamunicipaldepoesia@gmail.com (com o campo de assunto da mensagem preenchido com a palavra “Dúvidas”); ou pelo telefone (16) 3322-2770, das 9h às 17h30, de segunda a sexta-feira.

O edital completo pode ser conferido diretamente aqui.

Exposição

Está disponível na Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” a exposição “Espécie Encarnada de Sonho”, da artista visual Liz Under, com curadoria de Marcus Braga.

A mostra é composta por dez obras, entre inéditas e algumas que já passaram por importantes salões de arte pelo Brasil, sendo em sua maioria constituídas por peças em assemblage, relicários em metal e trabalhos têxteis, realizadas a partir de objetos reutilizados, como latas de bebidas coletadas em bares e madeiras de descarte, além de puxadores antigos e vidro.

Os interessados podem conferir o trabalho gratuitamente até o dia 25 de abril, de segunda a sexta-feiradas 8h15 às 17h55.

Oficinas

Casa da Mulher Paulista retomou sua programação de oficinas gratuitas para meninas e mulheres de Araraquara. Para as pequenas, as aulas de balé começam aos 3 anos de idade. Já as adolescentes e adultas podem se inscrever para as oficinas de trança, artesanato e artes visuais.

As interessadas devem ir com RG e CPF diretamente à Casa da Mulher Paulista, localizada na Rua Helio Sigoli, nº 383, no Jardim Adalberto Frederico de Oliveira Roxo I. O contato pode ser feito pelo telefone (16) 3503-2312 ou pelo WhatsApp (16) 99641-0124.

Confira os horários das oficinas:

Balé: terças-feiras, das 14 às 15 horas (3 e 4 anos); das 15 às 16 horas (5 e 6 anos); e das 16 às 17 horas (acima de 7 anos).

Trança: terças-feiras, das 19h30 às 20h30 (acima de 15 anos).

Artesanato: quartas-feiras, das 15 às 17 horas (acima de 12 anos).

Artes visuais: quintas-feiras, das 9h30 às 11h30 (acima de 12 anos).

‘Território da Arte’

Estão abertas as inscrições para artistas ou coletivos, com obras ou projetos em Artes Visuais, a fim de integrarem a programação da 22ª edição do Território da Arte de Araraquara, sob o tema “Onde habita o pensamento?”, que será realizada no período de 8 de maio a 8 de junho.

São aguardadas as inscrições de obras que dialoguem com as artes visuais contemporâneas, bidimensionais e/ou tridimensionais, apresentadas em qualquer técnica, linguagem ou expressão que componha o escopo das artes visuais. Serão consideradas as obras de artistas inscritos sob pessoa física, sem necessidade de CNPJ.

As inscrições serão aceitas até o dia 13 de abril, exclusivamente pelo preenchimento da ficha de inscrição no link https://forms.gle/HBo6QTvEgCN8zNbU8. As inscrições são gratuitas.

Cada artista poderá submeter uma inscrição com até três obras. As obras inscritas passarão por análise de júri especializado, que selecionará e premiará os trabalhos a comporem a mostra. Os critérios para pontuação implicam: pesquisa poética, pesquisa conceitual, originalidade e viabilidade expositiva.

Entre as obras selecionadas pelo júri, quatro delas receberão os prêmios das modalidades: “Referência” (obra que traz aspectos referenciados na exímia qualidade, prêmio de R$ 5 mil), “Destaques” (três obras consideradas como expoentes da arte contemporânea, prêmio R$ 3 mil cada) e “Perspectiva Futura” (obra de artista iniciante, prêmio R$ 1 mil).

Os artistas selecionados e os premiados terão suas obras exibidas na exposição, que acontecerá de forma presencial e integrarão o catálogo virtual do 22° Território da Arte de Araraquara.

A comissão organizadora está disponível para informações através do e-mail 22territoriodaarte@gmail.com. O edital completo deve ser acessado no site da Prefeitura, na aba “Editais da Cultura”. O link direto é o https://ecrie.com.br/sistema/conteudos/arquivo/a_138_0_1_17032025153432.pdf.

Sair da versão mobile