Início Araraquara Música, teatro, feiras, oficinas e cinema movimentam a cidade nos próximos dias

Música, teatro, feiras, oficinas e cinema movimentam a cidade nos próximos dias

Nesta sexta-feira (15), tem início o IV Encontro de Tambores “Ecos de Ngoma”, com abertura no Teatro Municipal “Clodoaldo Medina”

Nesta sexta-feira (15), tem início o IV Encontro de Tambores “Ecos de Ngoma”, com abertura no Teatro Municipal “Clodoaldo Medina”, no Jardim Primavera, às 19 horas.

A programação apresenta a exposição fotográfica “Olhe de novo – abra os olhos, desarme seu coração”, de Camila Santos e Mário Nigro; apresentação do Núcleo de Formados da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) com a coreografia “Ofertório da Missa dos Quilombos”; a mesa temática “Araraquara e os esforços contra o racismo religioso”; e também o show de lançamento do grupo “Alguidar, Arte de Terreiro”. A programação é gratuita.

No sábado (16), às 9 horas, tem a Oficina de Toques e Pontos Tradicionais de Umbanda, com Carlos Eduardo e Tainá Oliveira, integrantes do Grupo Alguidar, no Palacete das Rosas, no Centro. As inscrições serão feitas no local, no início do evento. Às 20 horas, será realizado o Olubajé, do Babalorixá Izaías de Obaluaye, uma reverência a Obaluaiê, “Senhor da Terra”. A atividade acontece na Rodovia Engenheiro Thalles de Lorena Peixoto Júnior Km 264 (Ribeirão Preto-São Carlos), no condomínio Aporá de São Fernando. O evento é aberto a adeptos e simpatizantes das religiões de matriz africana.

Já no domingo (17), das 10 às 13 horas, acontece o “Axé das Artes”, uma feira de produtos das culturas de matriz afro-indígena, com realização na Casa SP Afro Brasil, na Vila Xavier, onde também será realizada a “Saudação aos Orixás”, uma confraternização de lideranças religiosas e filhos de fé de religiões de matriz africana.

A partir das 15 horas, na Convivência do Sesc, será realizado o encerramento do Encontro de Tambores com a vivência musical “Batuque de Umbigada” (15 horas) e o show musical com “Gabi do Canto” (16 horas). Não é necessária a retirada de ingressos.

Música

No show “A Cronologia Feminina do Choro”, a cavaquinista e compositora Camila Silva, ao lado de Jéssica Nunes (sanfona), Camilla Silva (violão), Ná Magalhães (percussão) e Ingrid Cavalcanti (contrabaixo acústico), reúne e celebra a história do Choro por meio de artistas mulheres que construíram e mantêm vivo esse gênero musical genuinamente brasileiro. Nesta sexta-feira (15), às 20 horas, no Garimpo do SescGrátis.

 Teatro

 “Nuvem de Pássaros” narra o encontro em um processo de descobertas, criando dispositivos que valorizam as diferenças individuais e a importância da coletividade na construção narrativa de um território utópico. Uma obra coreográfica inspirada no movimento da migração dos pássaros e baseada no comportamento das espécies que compartilham dessas rotas de voo o enfrentamento dos climas adversos, ameaça de predadores e a busca de melhores condições de sobrevivência por meio da composição colaborativa dos intérpretes, que traz para a cena suas movimentações e características singulares, criando seus próprios mecanismos para se unir nessa grande revoada. Nesta sexta-feira (15) e no sábado (16), às 20 horas, no Teatro do SesiGrátis.

 Feiras

            No sábado (16), das 10 às 19 horas, a Pets & Cia. reúne mais de 50 expositores no Parque Infantil, no Centro, com produtos de gastronomia e bem-estar animal. No mesmo horário e local vai rolar também a “Tô Em Casa”.

Já no domingo (17), das 15 às 21 horas, acontece a 3ª edição da Feira Arte & Gastrô na Praça do Faveral, a Praça Roque José Hage, na Vila José Bonifácio. A programação cultural começa às 16 horas com a atividade infantil “Oficina de Chocalho”, ministrada por Eduardo Marçal. A banda Arquivo do Rock é destaque às 19 horas com o show “Tributo ao Rock Inglês”.

            + Música

Jeferson Leite e seu Forró de Rabeca traz a alegria da música nordestina em sua essência. Zabumba, triângulo e violão 7 cordas, no calor da dança, se misturam à rabeca, pedais de guitarra, versos de cordel e muito suor. Jeferson Leite busca em suas raízes um repertório que envolve baião, xote, xaxado e arrasta-pé, interpretando temas tradicionais, além de medalhões da música nordestina, entre Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Ary Lobo, João do Vale, Clemilda e Hermeto Pascoal. Na quinta-feira (21), às 20 horas, no Teatro do SesiGrátis.

            Oficinas culturais

Até o dia 24 de agosto, as oficinas culturais da Secretaria Municipal da Cultura recebem as inscrições para o segundo semestre de 2025. As atividades abrangem diferentes segmentos e faixas etárias. Há oficinas no Centro de Artes e Ofícios “Judith Lauand”, CEU das Artes, Quilombo Rosa, Casa da Mulher Paulista, Casa SP Afro e Academia da Saúde, e também nos Cras Vale do Sol, Yolanda Ópice, Cruzeiro do Sul, Cecap, Parque São Paulo, Selmi Dei, Maria Luiza e Hortências. Para participar, basta comparecer ao local da oficina escolhida durante o período de inscrições.

Com aulas que vão das artes visuais (mangá e grafitti) à música (violão, canto e percussão), passando pelos trabalhos manuais (artesanato, crochê e bordado) e dança, há opções para todos os gostos. Para consultar todas as oficinas disponíveis e as respectivas faixas etárias, dias e horários das aulas, acesse: https://araraquara.sp.gov.br/centro-de-artes-e-oficios-judith-lauand.

            Cinema

O documentário “Amazônia, a Nova Minamata?” acompanha a saga do povo Munduruku para conter o impacto destrutivo do garimpo de ouro em seu território ancestral, enquanto revela como a doença de Minamata, decorrente da contaminação por mercúrio, ameaça hoje os habitantes de toda a Amazônia. O filme foi premiado e esteve na programação oficial de vários festivais, como a 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Na terça-feira (19), às 19h30, no Teatro do SescGrátis, com retirada de convites com 1 hora de antecedência.

            Telmo, um ex-membro da luta armada contra a ditadura civil-militar no Brasil, preso e posteriormente exilado político, é um diretor de teatro na cidade de São Paulo. Quando é convidado para dar uma entrevista, se dá conta de que não tem memória alguma dos meses que passou clandestino e de como aconteceu sua prisão. Através da peça de teatro que passa a montar junto com seu jovem elenco, Telmo vai estabelecer um diálogo com as novas gerações, mergulhar na sua própria história e na história de seu país, envolvendo sua militância e encarceramento, revelando para si e para todos aquilo que, de tão doloroso, preferiu esquecer. “Trago comigo”, na quarta-feira (20), às 19h30, no Teatro do SesiGrátis.

Confira os filmes em cartaz na Moviecom (Shopping Jaraguá):

– A Hora do Mal

– Corra que a Polícia Vem Aí

– Juntos

– Jurassic World: Recomeço

– Os Caras Malvados 2

– Quarteto Fantástico: Primeiros Passos

– Superman

– Uma Sexta-Feira Mais Louca Ainda!

Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.

Confira os filmes em cartaz no Cine Lupo:

– A Hora do Mal

– Amores Materialistas

– Corra que a Polícia Vem Aí

– Juntos

– Os Caras Malvados 2

– Quarteto Fantástico: Primeiros Passos

– Superman

– Uma Sexta-Feira Mais Louca Ainda!

Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.

Sair da versão mobile