Início Cidade Mutirão de atendimento médico traz mais de 300 profissionais para a cidade

Mutirão de atendimento médico traz mais de 300 profissionais para a cidade

A expectativa é atender cerca de 500 pessoas durante o mutirão, que segue até o próximo dia 30

A Prefeitura de Araraquara, em parceria com as Santas Casas de São Paulo e de Araraquara, dá início nesta quinta-feira (25) à 14ª edição do Peca (Programa Expedições Científicas e Assistenciais), a fim de levar atendimento médico gratuito à população. A expectativa é atender cerca de 500 pessoas durante o mutirão, que segue até o dia 30 de janeiro e deve envolver mais de 300 profissionais da saúde.

Médicos, residentes e alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo realizarão consultas gratuitas na Escola Estadual Professora Maria Isabel Rodrigues Orso, no Selmi Dei, das 8h às 17h.

Os atendimentos serão feitos por ordem de chegada, com distribuição de senha, nas áreas de clínica médica, urologia, ortopedia, otorrinolaringologia, ginecologia e pediatria, entre outras especialidades, incluindo nutrição e fonoaudiologia.

Também serão oferecidas consultas especializadas e atividades no NGA 3 (Núcleo de Gestão Assistencial), no Centro Especializado em Reabilitação e na Umed (Unidade Médica de Diagnóstico). Essas com consultas previamente marcadas.Por meio da ação, serão realizadas ainda 30 cirurgias eletivas de hernioplastia (para corrigir hérnias) e de colecistectomia (retirada da vesícula biliar) na Santa Casa de Araraquara, também pré-agendadas.

Para a secretária de Saúde, Eliana Honain, trata-se de uma ação extremamente importante já que colabora com a resolução de uma demanda reprimida, atendendo a população de forma adequada, bem como prepara profissionais para o Sistema Único de Saúde. “A universidade, além do papel que ela tem de pesquisa e de ensino, ela também tem que ter sua contribuição para a comunidade. Ações como essa ajudam a sensibilizar os alunos já para o conhecimento da realidade do Sistema Único de Saúde. Isso é fundamental na formação dos profissionais”, destaca.

A 14ª edição do Peca tem o patrocínio da Fundação Itaú Social e Hospital Samaritano, contando também com o apoio de Astus Medical, Colgate e Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

O programa é realizado desde 2005 pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e tem como objetivo promover a saúde por meio de atendimentos médicos gratuitos em várias cidades de São Paulo, envolvendo professores, estudantes e profissionais de diversas especialidades, além de proporcionar o aprendizado na prática aos alunos da instituição.

Redação

Sair da versão mobile