Início Destaque Mutirão de saúde realizou mais de 1 mil atendimentos

Mutirão de saúde realizou mais de 1 mil atendimentos

O 15º Peca (Programa Expedições Científicas e Assistenciais), mutirão de saúde realizado na região norte de Araraquara de quinta-feira (24) a esta terça-feira (29), terminou com mais de 1 mil atendimentos à população, segundo estatísticas da Secretaria Municipal de Saúde.

O programa foi desenvolvido em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e com a Santa Casa de Araraquara.

Até o meio-dia desta terça, foram 636 pessoas atendidas em consultas e exames, em uma média de cerca de 100 pessoas por dia. Ainda foram registrados 387 retornos para novas consultas. O Peca também realizou 70 ultrassons, 64 audiometrias (otorrinolaringologia), 36 refrações (oftalmologia) e 15 visitas domiciliares.

Os serviços de saúde foram prestados na Escola Estadual Professora Maria Isabel Rodrigues Orso, no Selmi Dei. Também foram feitas atividades no NGA 3 (Núcleo de Gestão Assistencial) e no Centro Especializado em Reabilitação.

Já na Santa Casa foram feitas 19 cirurgias eletivas: 13 de hernioplastia (para corrigir hérnias), 4 vasectomias (esterilizações masculinas) e 2 colecistectomias (retiradas da vesícula biliar).

“É uma avaliação muito positiva em todos os sentidos. As pessoas elogiaram muito o acolhimento, o cuidado, o carinho, a paciência que os profissionais tiveram para ouvir. Houve humanização no atendimento”, explica Beto Grifoni, da Secretaria de Saúde, um dos responsáveis pela organização do Peca.

Os atendimentos foram realizados por cerca de 350 pessoas, entre alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e profissionais de saúde.
No sábado (26), o prefeito Edinho e a secretária de Saúde, Eliana Honain, estiveram na escola do Selmi Dei e acompanharam os atendimentos. “Temos uma demanda imensa por consultas nesta região. Mesmo com as unidades do Adalberto Roxo e do Selmi Dei atendendo, com a nossa gestão colocando médicos na UPA do Valle Verde, inclusive pediatria, mesmo assim tem uma demanda grande. E o Peca ajuda nesse atendimento. Um grande mutirão de consultas, exames e cirurgias”, avaliou o prefeito, agradecendo aos parceiros pelo apoio.

A escola abrigou as consultas em clínica médica, pediatria e hebiatria (cuidados com adolescentes), ginecologia e obstetrícia, ortopedia, reabilitação (Terapia Ocupacional, Fisiatria e Fisioterapia), geriatria, odontologia, radiologia, psiquiatria, psicologia, oftalmologia, urologia, neurologia, endocrinologia, nutrição, Confad (Conflitos Familiares Difíceis) e otorrinolaringologia. A novidade este ano foi a inclusão da especialidade neurologia e das cirurgias de vasectomia.

Redação

Sair da versão mobile