A Defensoria Pública do Estado de São Paulo realiza, no dia 16 de agosto, o mutirão “Meu Pai Tem Nome”, uma iniciativa nacional voltada ao reconhecimento gratuito de paternidade. Em Araraquara, a ação será promovida das 9h às 13h na sede da Defensoria, localizada na Rua São Bento, 1725, no Centro.
As inscrições estão abertas até o dia 13 de agosto e devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do site da Defensoria Pública de São Paulo: https://www.defensoria.sp.def.br
Além dos testes de DNA, o mutirão oferecerá orientação jurídica na área do direito de família, mediação entre as partes e encaminhamentos para conciliações extrajudiciais.
No dia do atendimento, não será exigida avaliação socioeconômica. Esse procedimento só será necessário caso haja a necessidade de ajuizamento posterior de ação judicial.
De acordo com a Defensoria, o reconhecimento de paternidade garante direitos fundamentais às crianças e adolescentes, como o acesso à herança, benefícios previdenciários e, sobretudo, o direito à identidade e ao vínculo familiar.
A campanha conta com o apoio da Prefeitura de Araraquara, das Secretarias Estaduais da Justiça e Cidadania e da Saúde, da Unesp e do Imesc (Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo).
Quem pode participar:
- Pessoas interessadas no reconhecimento voluntário de paternidade, quando há consenso entre pai e mãe (incluindo vínculos afetivos, como pais de criação)
- Casos em que o suposto pai tenha dúvidas sobre o vínculo biológico, sendo necessário o teste de DNA
- Pessoas maiores de 18 anos que desejam ser reconhecidas oficialmente como filhas
Mais informações sobre o mutirão estão disponíveis no link: https://www.defensoria.sp.def.br/atendimento/mutirao-nacional-de-reconhecimento-e-investigacao-de-paternidade-2025