Início Araraquara Mutirão no dia 1º de agosto oferece nova credencial para pessoas com...

Mutirão no dia 1º de agosto oferece nova credencial para pessoas com deficiência

Evento contará com entrega de documento atualizado, cadastro para vagas de emprego e outros serviços gratuitos

Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)

No dia 1º de agosto, das 9h às 15h, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania realiza um mutirão especial voltado à população com deficiência. O atendimento acontece na sede do órgão, localizada na Rua Voluntários da Pátria, 2438, no Centro.

Durante o evento, serão oferecidos diversos serviços gratuitos, com destaque para a entrega da nova Credencial de Identificação da Pessoa com Deficiência (PCD) e do cordão de identificação. Também será possível realizar o cadastro no Sistema de Pessoas com Deficiência, elaborar currículo e se inscrever em vagas de emprego voltadas exclusivamente ao público PCD.

Para realizar o cadastro e obter a credencial, é necessário apresentar laudo médico, comprovante de endereço e uma foto do rosto, além de fornecer e-mail e telefone.

Quem já possui a credencial anterior pode entrar em contato com a Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência, pelo número (16) 99729-5593, para verificar a situação do cadastro e retirar a nova credencial. Quem ainda não se cadastrou e deseja retirar o novo documento durante o evento pode se antecipar e realizar o procedimento pelo link: https://sistema4.araraquara.sp.gov.br/pcd/

A nova credencial unifica, em um único modelo, o antigo documento da Pessoa com Deficiência e a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). O novo formato é mais moderno e funcional, com impressão simplificada e QR Code exclusivo que dá acesso a um cadastro digital. Nele, o usuário pode incluir informações como alergias, medicamentos em uso e o próprio laudo médico.

Além da solicitação presencial durante o mutirão, a emissão da nova credencial pode ser feita totalmente online, pelo link acima. Após o envio e aprovação da documentação, o cidadão pode imprimir o documento em casa. O cordão de identificação continua sendo fornecido gratuitamente pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Sair da versão mobile