Início Araraquara Natação de Araraquara ganha destaque no “Canal Direto com a Prefeitura”

Natação de Araraquara ganha destaque no “Canal Direto com a Prefeitura”

Mauricio Tadeu Frajácomo, o Piscinão, falou sobre os desafios e metas da equipe que representa a cidade em competições regionais, estaduais e nacionais

Programa produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação, o “Canal Direto com a Prefeitura” desta terça-feira (4) contou com a participação do técnico da equipe e professor de natação da Fundesport, Mauricio Tadeu Frajácomo, o Piscinão, que falou sobre o desempenho e os desafios da natação da Fundesport em 2023.

Piscinão falou sobre a composição da equipe que representa a cidade. “Nós temos todas as faixas etárias a partir de sete anos de idade até os nadadores que são adultos, já na faixa de vinte e poucos anos. Nós estamos com 18 meninas e 14 meninos que irão para os Jogos Regionais, que serão realizados agora em julho na cidade de Barretos”, salientou.

O treinador lembrou que a equipe começou o ano com a disputa de torneios regionais e posteriormente teve uma agenda movimentada neste primeiro semestre. “Nós iniciamos a temporada com os torneios da região, cuja sede é Jaboticabal, onde competimos contra Ribeirão Preto, São Carlos, Jaboticabal, Barretos, Franca, enfim, a nossa região. Tivemos alguns torneios da região nas diferentes faixas etárias, desde mirins, que são os nadadores de sete anos até os seniors. Depois desse, nós tivemos já no mês de maio o Torneio Sudeste da categoria de petiz, que são nadadores de faixa etária de até 12 anos, que foi na cidade do Rio de Janeiro, onde nós trouxemos cinco medalhas, sendo três do nadador Eduardo e mais duas da nadadora Marcela. Fomos para o Rio de Janeiro, foi uma viagem muito bacana, apesar de termos ido de carro, ou seja, foi uma viagem cansativa”, destacou.

Depois dessa competição, a equipe disputou o Campeonato Paulista da categoria júnior. “Nós tivemos duas nadadoras nessa disputa: a nadadora Lívia conseguiu medalha de bronze na prova de 50 metros do nado livre, e também a nadadora Maria Clara, que participou da prova de costas, nadou bem, mas não conseguiu medalha”, citou.

Piscinão também falou sobre os últimos resultados da equipe. “Nós tivemos o Campeonato Paulista da categoria petiz, onde a nadadora Marcela Martinez também trouxe medalha. Isso foi na sexta e no sábado. No domingo, nós fomos direto pra cidade de Tatuí, onde as duas nadadoras Lívia e Marcela participaram dos Jogos Abertos da Juventude. A Lívia conseguiu duas medalhas de ouro nas provas de 50 e 100 metros nado livre e a Marcela ficou em quarto lugar na prova de 200 metros nado medley. Então foi uma prova muito bacana onde nós tivemos uma participação legal. E agora nós estamos esperando os Jogos Regionais, que devem acontecer nos dias 18 e 19 de julho na cidade de Barretos”, frisou.

O treinador falou também sobre os desafios que envolvem o treinamento da equipe, já que as piscinas do Complexo Aquático da Fonte Luminosa passam por reformas. “A natação tem uma particularidade muito específica porque é um esporte que nós praticamos em um ambiente que não nos é familiar, porque nós não nascemos para viver dentro da água. Então nós temos que ter uma prática constante, diária. É feito um trabalho fora d’água e depois é feito o trabalho específico dentro d’água. Nós estamos passando um período muito difícil porque estamos, na realidade, sem piscina. Sem piscina não é fácil, mas temos nos desdobrado e temos conseguido algumas coisas que nos permitem a participação nos principais eventos”, relatou.

Piscinão contou que a equipe tem contado com o apoio de uma academia, porém apenas com uma hora por dia de treino, o que é muito pouco. “Infelizmente não temos uma visão dos clubes da cidade, de que a equipe é de Araraquara, então é difícil. Temos procurado fazer o que é possível, na expectativa de que quando a piscina da Ferroviária estiver adequada, vamos conseguir melhorar bastante”, opinou.

O professor falou também sobre a importância da prática da natação para a saúde. “A natação é um exercício, por excelência, que trabalha a parte cardiorrespiratória. A criança terá uma saúde muito melhor porque ela terá toda sua parte aeróbia desenvolvida. E mesmo que você, enquanto criança, não teve a oportunidade de nadar, venha mesmo depois de adulto, porque você vai ter, com certeza, grandes benefícios, inclusive para pessoas que têm deficiências locomotoras, pessoas que desenvolveram a parte de bronquite, asma, essa parte respiratória. Com certeza a natação será um grande benefício para a saúde”, acrescentou.

Redação

Sair da versão mobile