Início Cidade Nova diretoria do Gaspa toma posse na Câmara

Nova diretoria do Gaspa toma posse na Câmara

Na noite dessa sexta-feira (5), no Plenário da Câmara Municipal, aconteceu a cerimônia de posse da nova diretoria do Grupo de Apoio e Solidariedade aos Portadores do Vírus HIV (Gaspa) para o biênio 2018-2019.

A coordenadora executiva de Direitos Humanos, Maria Fernanda Luiz, lembrou a importância de se entender que “existem camadas da população que se encontram em situação de vulnerabilidade, e a população portadora do vírus HIV requer uma atenção e um olhar diferenciado. É importante articular as ações da Ong com o governo, e ganhamos muito com a Elenice como nova presidente, dando continuidade a um trabalho de excelência já realizado pelo Isaías”.

Para o vice-prefeito Damiano Neto (PP), a Ong tem a sua importância “não só no combate à doença, mas também no comprometimento com as pessoas, o enfrentamento que tem com as pessoas, além de dar explicações e colocar em dia o caráter social”.

Voluntária no Gaspa desde 15 de junho de 2015, a nova presidente, Elenice Aparecida Carvalho, falou dos desafios, destacando que o preconceito é o que mais se enfrenta. “Já cheguei a perder amizade por estar no Gaspa. A primeira coisa que a pessoa pergunta é se você é portadora, ela não consegue entender por que você está lá”.

Segundo Elenice, os principais objetivos da nova diretoria serão refazer o cadastro dos assistidos, pois muitos param de frequentar ou mudam de cidade, e buscar parcerias para oficinas. “Preciso pôr a casa em ordem mesmo, para sabermos o que temos e o que podemos oferecer.”

Sobre o Gaspa

O Grupo é uma Ong que tem como metas atender aos portadores do vírus HIV em suas necessidades básicas e realizar atividades de prevenção no enfrentamento da epidemia de HIV/Aids. Fundado em 1989, a partir da preocupação de um grupo de pessoas da comunidade, o Gaspa é hoje referência municipal e regional para questões de direitos humanos, atendimento social, psicológico e importante espaço de convivência.

Tem parceria com o Programa Municipal de DST/Aids e é membro do Fórum de Ong/Aids do Estado de São Paulo. Tem assento nos conselhos de saúde e de assistência social. Desenvolve atividades de prevenção junto a diferentes públicos, com entrega de materiais informativos e preservativos; e intervenção face a face, no intuito de reduzir os índices de HIV/Aids e DSTs.

O Gaspa está localizado naAvenida La Salle, nº 708. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Redação

Sair da versão mobile