Início Araraquara Nova etapa do PJ 2022 tem como objetivo transformar ideias em realidade 

Nova etapa do PJ 2022 tem como objetivo transformar ideias em realidade 

Algumas das indicações propostas pelos estudantes já foram atendidas

Após a realização da Sessão Oficial do Parlamento Jovem (PJ) de 2022, a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara segue trabalhando para aproximar ainda mais os jovens da política e, consequentemente, fazê-la instrumento de mudança da realidade da população. 

No dia em que estudantes do nono ano foram vereadores por um dia, eles apresentaram proposituras como projetos de lei, requerimentos e indicações referentes a demandas de inúmeros bairros da cidade. Na ocasião, os parlamentares eleitos em Araraquara ouviram as reivindicações e registraram os documentos necessários. Agora, uma nova etapa tem como objetivo transformar as ideias em realidade. 

“O próximo passo do Parlamento Jovem é encaminharmos para o plenário os projetos de lei, e para o Executivo as indicações. Além disso, mediaremos a ida dos representantes da Prefeitura até as escolas para que os alunos possam ver a administração pública atuando na prática. É absolutamente importante que o estudante que participou do PJ veja sua ideia virar realidade, é o que dá materialidade a todo o processo pedagógico do projeto”, argumenta o presidente da EL, vereador Guilherme Bianco (PCdoB). 

O trabalho prático já começou a ser feito, com o atendimento de algumas indicações. A próxima etapa será agendar uma visita dos secretários municipais, vereadores padrinhos e a equipe da EL às escolas para conversar sobre os resultados dos trabalhos.  

Até o momento foram executadas três indicações. São elas: 

Indicação nº 02/2022, elaborada pelos alunos da Escola Estadual “João Batista de Oliveira”, que solicita vagas exclusivas para o transporte escolar em frente à instituição.  

Indicação nº 03/2022, de autoria dos estudantes da Escola Estadual “João Manoel do Amaral”, que requer a manutenção de sinalização de trânsito nos arredores da escola. 

Indicação nº 06/2022, sugerida pelos alunos da Escola Estadual “Vereador Carlos Roberto Marques”, que transforma a via da escola de mão dupla para mão única. 

As visitas às demais instituições serão agendadas conforme disponibilidade de alunos, professores e secretários municipais. 

São cinco os projetos, de autoria dos estudantes, que foram aprovados durante a Sessão Oficial do PJ. Seguindo os trâmites propostos no Regimento Interno da Câmara, os projetos serão encaminhados pela Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social para que sejam votados pelos vereadores eleitos em Sessões Ordinárias ou, se necessário, em Sessões Extraordinárias. 

Para a assistente técnica da EL, Ana Paula Kuwana, esta etapa encerra um processo de mais de seis meses de trabalho. 

Redação

Sair da versão mobile