Início Araraquara Nova sede do Centro de Referência do Idoso de Araraquara (Cria) será...

Nova sede do Centro de Referência do Idoso de Araraquara (Cria) será entregue neste sábado (25)

Solenidade terá a participação do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo

Neste sábado (25), às 10h, será realizada a solenidade que marcará a entrega da sede própria do Centro de Referência do Idoso de Araraquara (Cria) “José Quitério”, que fica na Rua Comendador Hélio Morganti, esquina com a Avenida Dom Bosco, no Quitandinha. A cerimônia contará com a participação do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo.

A obra, que teve o investimento de R$ 2.834.418,63, é uma demanda eleita na Plenária Temática dos Idosos no Orçamento Participativo. O novo espaço, que tem 1.200 metros quadrados, conta com recepção, salas de atendimento, banheiros, vestiários, sala de reunião, almoxarifado, salas administrativas, copa/refeitório, consultórios médicos, sala de curativo, consultório de enfermagem, ginásio e área de convivência externa.
O Centro de Referência do Idoso de Araraquara completou 30 anos em 2023 e é vinculado à Coordenadoria Executiva de Assistência Especializada da Secretaria Municipal da Saúde. Foi inaugurado em 1993 e funcionava em um imóvel alugado localizado na Rua Itália, 1009, no Carmo.

O Cria oferece um serviço especializado em geriatria e gerontologia, que conta com uma equipe multidisciplinar voltada no bem-estar da pessoa idosa, focado na promoção e na prevenção da saúde, no tratamento, na reabilitação das funções e na socialização. As atividades oferecidas incluem grupo de convivência, geriatria, psiquiatria, fonoaudiologia, enfermagem, serviço social, fisioterapia, nutrição, psicologia e educação física por meio de parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer. Os serviços são realizados de forma individual, em grupo e por meio da visita domiciliar. O Cria atende idosos encaminhados pela rede pública de saúde e conta com mais de 10 mil pacientes cadastrados.

O homenageado

Filho de Rozeno Quitério e Eliza Furian Quitério, José Quitério nasceu no dia 2 de novembro de 1926, em Arraial dos Sousas, Campinas-SP. Casou-se com Olga de Castro Quitério, em 11 de outubro de 1948, e teve três filhos: Luiz Roberto Quitério, Marli Quitério da Silva e Sonia de Jesus Quitério. Foi avô de cinco netos: Alexandre, Adriane, Simone, Cibele e Priscila; e bisavó de 3 bisnetos: Yuri, Yara e Rael.

Carpinteiro de vida simples e cozinheiro nato, amava futebol e música. Apaixonado por Araraquara, tinha orgulho de ter ajudado a construir vários locais da cidade, sendo um dos mais comentados o Teatro Municipal. Para ele, envelhecer era um privilégio. Por isso, sempre dizia: “Não sou velho, nessa fase sou sábio e feliz”. José Quitério faleceu em 27 de setembro de 2010.

Atenção ao idosos

A região central do Estado tem 12,93% de sua população com 65 anos ou mais, segundo dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); o índice fica acima da taxa nacional, que é de 10,9%. Em Araraquara, são 31.683 pessoas com 65 anos ou mais. Araraquara também é o município com mais centenários em toda a região central do Estado, segundo o Censo 2022: são 39 pessoas com 100 anos ou mais entre os moradores, o que representa 0,016% da população do município, que tem 18,76% da sua população idosa. Há ainda 1.120 pessoas com idade entre 90 e 99 anos em Araraquara. Entre 80 e 89 anos, são 5.639 pessoas em Araraquara.
Entre as ações do Governo Edinho voltados à população idosa, se destacam a realização da Conferência Municipal do Idoso, para a elaboração do Plano Municipal de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa; a posse dos integrantes do Conselho Municipal do Idoso; a realização dos Jogos Municipais da Melhor Idade (JOMMI); aulas de ginástica, lian gong e zumba em diferentes pontos da cidade; sessões de hidroginástica e hidroterapia via Secretaria de Saúde; dança de salão, bocha, coreografia, vôlei adaptado e atletismo no Centro de Convivência do Idoso; comemorações do Dia Municipal do Idoso (1º de outubro); três academias da Saúde no Adalberto Roxo, Acapulco e Cruzeiro do Sul; além de serviços voltados exclusivamente aos idosos, como o Centro de Referência do Idoso de Araraquara (Cria); o Centro Dia do Idoso, no Carmo; o Centro de Convivência do Idoso (Fundo Social); três praças do Idoso no Parque Infantil, Carmo e Vila Xavier; Conjunto Habitacional Recanto Feliz, na Vila Xavier, com 33 casas; e a Vila Dignidade, no Cecap, com 20 moradias.

Ministro Márcio Macêdo

Márcio Costa Macêdo é biólogo, professor e técnico em rádio e TV, com graduação em ciências biológicas e mestrado em desenvolvimento e meio ambiente pela Universidade Federal de Sergipe. Baiano de nascimento, construiu sua carreira profissional e sua trajetória política em Sergipe, onde é professor concursado da Secretaria de Estado da Educação.

Foi deputado federal por Sergipe nos mandatos de 2011-2015 e 2019-2023. Na Câmara dos Deputados, ocupou a vice-liderança do PT e integrou o Grupo de Trabalho sobre atualização do Código Florestal Brasileiro. Presidiu e foi relator da Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas e participou da Delegação Brasileira na Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (CNUDS).

No Estado de Sergipe, foi superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos na gestão do então governador Marcelo Déda. Na Prefeitura de Aracaju, atuou como Secretário Municipal de Participação Popular. Também foi vice-presidente e tesoureiro do PT nacional, além de presidente do Diretório Municipal de Aracaju e do Diretório Estadual do partido em Sergipe.

Redação

Sair da versão mobile