As incertezas sobre o futuro das feiras de economia criativa e solidária em Araraquara serão discutidas, na quarta-feira (19), às 18 horas, em uma Audiência Pública de iniciativa da vereadora Fabi Virgílio (PT). Com o tema “Feiras de Economia Criativa e Solidária: o que podemos esperar?”, o debate será transmitido, ao vivo, pela TV Câmara (canal 17 da rede a cabo Claro/Net), pelo Facebook e pelo YouTube.
“Considerando que em Araraquara existe a Lei Municipal nº 10.850/2025, que institui o Programa de Feiras de Economia Criativa no município, e que esse tipo de iniciativa desempenha relevante papel no desenvolvimento da cidade, a audiência tem o objetivo de ouvir a população que se organiza em feiras, entender suas necessidades e construir uma agenda que norteará as ações do Executivo para impulsioná-las e fomentá-las”, justificou a parlamentar.
Para Fabi, o incentivo às atividades de arte, cultura e artesanais da economia criativa valoriza o artista local e o produtor artesanal de Araraquara. “A economia criativa é configurada como um conjunto de negócios baseados no capital intelectual, cultural e criativo que gera valor econômico. Já a economia solidária cria polos de comercialização, estimulando a atividade cultural econômica com geração de trabalho e renda”, acrescentou.
Confira quem são os convidados para participar da Audiência Pública:
– Secretaria municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo;
– Secretaria municipal de Justiça, Modernização e Relações Institucionais;
– Secretaria municipal de Cultura;
– Procuradoria Municipal;
– Controladoria Municipal;
– Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara (Fundart);
– Coordenadoria executiva de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária;
– Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Paleontológico, Etnográfico, Arquivístico, Bibliográfico, Artístico, Paisagístico, Cultural e Ambiental do município de Araraquara – Comphara.
– Sebrae de Araraquara;
– Coletivo Rolê Feira;
– Coletivo Feira Pôr do Sol;
– Coletivo Feira da Lua;
– Coletivo Tô em Casa;
– Coletivo MEA – Mulheres Empreendedoras de Araraquara;
– Coletivo Capim Limão;
– Coletivo da Feira de Produtos Orgânicos do Daae;
– Coletivo GiraFeira;
– Coletivo Quem garimpa acha;
– Unesp Araraquara; e
– Uniara.
Foto: Arquivo/Divulgação