Por José Augusto Chrispim
A cidade de Araraquara está tomada pelo mato alto. Essa é a constatação da maioria da população que sofre com praças tomadas pela vegetação dificultando o uso do espaço público, além dos pedestres que utilizam calçadas tomadas pelo mato e, em muitos casos, também por buracos.
Ruas, avenidas e, principalmente, canteiros centrais, sofrem com a falta de zeladoria. Motoristas reclamam que o mato alto em canteiros centrais atrapalha a visão o que pode causar acidentes de trânsito.
A falta de zeladoria é visível nas praças e áreas de lazer do município. A Praça do Bairro do Carmo está tomada pelo mato alto e pela sujeira, produzida em parte pelos moradores em situação de rua que habitam nela.

“Essa praça nunca esteve tão descuidada como agora. Além da sujeira, o mato está muito alto e dá até medo de passar por ela à noite”, diz a aposentada Maria de Lourdes, moradora do bairro.
Outra praça que também rende muitas reclamações de moradores é a Praça Sebastião dos Santos, conhecida como Praça do Dominó, localizada ao lado do Centro de Referência de Assistência Social ‘Beatriz Rama Porsani’ [Cras do Cecap]. Segundo relatos de moradores, encontra-se em condições precárias, com acúmulo de entulhos e vegetação excessiva.
O que diz a Prefeitura:
A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, informa que tem intensificado as ações de zeladoria em toda a cidade diante do período crítico de crescimento acelerado do mato, situação que ocorre todos os anos, especialmente nesta época.
Atualmente, os serviços de limpeza e roçada contam com cinco equipes da empresa terceirizada, com sete trabalhadores em cada equipe, além de duas equipes, formadas por apenados da penitenciária e uma equipe do Centro de Ressocialização (CR). Os trabalhos também contam com o apoio de dois tratores, sendo um da Prefeitura e outro da empresa contratada.
Diferentemente do ano passado, neste ano os serviços não foram interrompidos, o que permitirá o controle da situação em um período mais curto. No entanto, é importante destacar que o crescimento do mato ocorre de forma simultânea em toda a cidade, e não apenas em regiões específicas, o que exige planejamento e atuação contínua das equipes.
A Prefeitura reforça que segue acompanhando as demandas e trabalhando diariamente para atender os pontos mais críticos, garantindo a manutenção e a limpeza dos espaços públicos.
Fotos: O Imparcial