Nesta sexta-feira (20), o vereador Paulo Landim (PT) esteve na Zona Norte da cidade, acompanhando o início das obras do Centro Dia do Idoso, no Valle Verde. Funcionários da empresa responsável pelas obras estavam realizando a medição da área para retirar a terra. A ordem de serviço aconteceu ontem (19).
Essa obra foi eleita pela população da região através de plenária temática dos Idosos do Orçamento Participativo, realizado no dia 05 de agosto de 2022. Foi deixada pela gestão Edinho Silva em projeto, com recursos em caixa para a atual gestão municipal dar continuidade. O investimento é de R$ R$ 2.169.970,00 do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
O vereador Paulo Landim (PT), presidente da Frente Parlamentar em Defesa e Garantia dos Direitos do Idosos da Câmara Municipal, ressaltou a importância do investimento. “É uma obra fundamental para que nossa população envelheça com qualidade de vida e acolhimento. O Centro Dia é um espaço que proporciona proteção e convivência”, disse Landim.
Após um período de interrupção de dois anos por conta da pandemia de covid-19, o Orçamento Participativo retornou em 2022 seguindo todos os protocolos sanitários. Paulo Landim, à época líder do governo, afirmou que o Orçamento Participativo “É a maior democracia que existe em uma cidade”.
O Centro Dia é um espaço destinado a proporcionar acolhida, proteção e convivência a idosos semidependentes, cujas famílias não tenham condições de prover estes cuidados durante todo o dia ou parte dele. O atendimento é público para idosos, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos, em situação de vulnerabilidade ou risco social, e cuja condição requeira o auxílio de pessoas ou de equipamentos especiais para a realização de atividades da vida diária.
Cuidados com idosos na Zona Norte já foi tema de debate no início do ano
No dia 22 de janeiro, a Frente Parlamentar em Defesa e Garantia dos Direitos dos Idosos se reuniu no Plenarinho da Câmara Municipal. O encontro foi solicitado pelo projeto de Pós Ocupação da Zona Norte, promovido pela Caixa Federal e realizado pela empresa Foco, com a presença das técnicas sociais Marta Joaquim e Maria Cristina Theodoro e de representantes da atual gestão municipal.
Como encaminhamento do encontro, a continuidade das atividades realizadas pelo projeto de pós ocupação foi oficializada através de indicação de número 583/2026 (disponível no link: https://siave.camara-arq.sp.gov.br/arquivo?Id=344343), para garantir a manutenção das atividades como política pública permanente.
Também ficou encaminhada a indicação para a construção de uma praça sustentável próxima ao campo sintético do Valle Verde, uma estrutura essencial para a convivência comunitária e inclusão da população idosa, através da indicação número 584/2026 (disponível no link: https://siave.camara-arq.sp.gov.br/arquivo?Id=344344). As indicações são de autoria em conjunto dos vereadores integrantes da Frente Parlamentar dos Idosos.
