Início Araraquara Oficina de Poesia Concreta está com inscrições abertas

Oficina de Poesia Concreta está com inscrições abertas

Atividade faz parte do programa educativo da “Exposição Concreta”, em homenagem aos 100 anos de Judith Lauand

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Poesia Concreta do programa educativo da “Exposição Concreta”, em homenagem aos 100 anos de Judith Lauand. A atividade gratuita, realizada pela Secretaria Municipal da Cultura, por meio da Coordenadoria de Patrimônio Histórico, será ministrada por Bruno Caldeira na próxima terça-feira, 13 de setembro, das 17h às 19 horas, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade.

A oficina abordará conceitos e técnicas referentes ao movimento de poesia concreta e visual, que surgiu no século XX com o intuito de criticar a produção poética da época. Além de trazer referências do movimento como Augusto de Campos, Haroldo de Campos, Décio Pignatari, Ferreira Gullar entre outros. Haverá também um momento onde todos os participantes irão construir sua própria poesia concreta.

O araraquarense Bruno Caldeira é bibliotecário e cientista da informação pela Universidade Federal de São Carlos. É poeta, escritor, multiartista e arte educador nas Oficinas Culturais Municipais. O cerne de seu trabalho é a poética da vida e do cotidiano, além de alocar questões raciais e de gênero em seus trabalhos.

As inscrições para a oficina devem ser realizadas pelo e-mail bibliotecamunicipal@araraquara.sp.gov.br até 12 de setembro. É necessário enviar somente o nome, contato telefônico e e-mail. São 20 vagas disponíveis.

Concreta – Também, na Biblioteca Mário de Andrade, está a “Exposição Concreta”, que presta uma homenagem aos 100 anos da artista Judith Lauand. As visitas são gratuitas e podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 19 horas.

A mostra conta com 27 gravuras da artista que compõem o acervo da Pinacoteca Mário Ybarra de Almeida, além de quatro telas em óleo. Três dessas obras da artista serão emprestadas posteriormente ao Museu de Arte de São Paulo (MASP), que realizará a maior exposição sobre a artista no final deste ano.

Vale destacar que, ainda que tenha ficado conhecida como a “Dama do Concretismo Brasileiro”, Judith Lauand foi muito além da arte concreta. Em seu acervo consolidado e reconhecido internacionalmente, a artista percorre experiências com a arte pop, abstrata, política e sobretudo diversa. Foi presença feminina expressiva e fundamental em um meio artístico que era predominantemente masculino. Com sua obra formada pelo pioneirismo estético e social, abordou temas fundamentais às questões urbanas, políticas e femininas, usando composições singulares, dinâmicas e que transcenderam os dogmas concretistas.

A Biblioteca Municipal Mário de Andrade está localizada na Rua Carlos Gomes, 1729, no Centro de Araraquara.

SERVIÇO:

Inscrições abertas para Oficina de Poesia Concreta, com Bruno Caldeira

Dia: terça-feira (13/09)

Horário: das 17h às 19 horas 

Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro)

Inscrições pelo e-mail: bibliotecamunicipal@araraquara.sp.gov.br

Grátis – 20 vagas

Redação

Sair da versão mobile