Início Araraquara Oficina de RAP entra na grade das Oficinas Culturais Municipais

Oficina de RAP entra na grade das Oficinas Culturais Municipais

Atividade gratuita será realizada nos Centros de Referência Afro e LGBTQIA+; inscrições estão abertas para crianças, jovens e adultos

Uma nova oficina está sendo inserida à grade de programação do programa Oficinas Culturais Municipais: é a oficina “Rap – origem, significado, missão e valores”, ministrada por Prettu Nell e oferecida no Centro de Referência Afro Mestre Jorge e no Centro de Referência LGBTQIA+ Nivaldo Aparecido Felipe de Miciano (Xuxa).

A atividade é oferecida gratuitamente a crianças, jovens e adultos, com foco naqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

“Com a intenção de reduzir um impacto dessa realidade nas periferias, venho com proposta de desenvolver um trabalho de educação através do Rap e do Hip Hop, usando seus elementos e suas vertentes e, assim, promover uma transformação no quadro da sociedade. A ideia é trazer inspiração e motivação para ser construído um futuro melhor, a partir de jovens, crianças e adolescentes, por meio da arte da música – em específico, o Rap”, explica o músico e produtor Prettu Nell, que é rapper e gravou seu primeiro trabalho em 2005.

“O objetivo da oficina é tornar o aluno apto para ingressar na carreira artística, sabendo como compor, interpretar, produzir e vender seu show de Rap. Sendo de extrema importância a prática dos tópicos primários, a saber, origem, significado, missão e valores do Rap”, explica Prettu.

Ainda, segundo o educador, “a justa contribuição com a sociedade na formação de artistas que antes estavam propensos à marginalidade, lhe será dada proposta de sonhar e realizar o que sonhou. Parafraseando Mano Brown ‘Não ofereço sucesso, mas sim, luta’ pelo que se acredita.”

Para tanto, a oficina contará com: exibição de vídeos, uso de livros e revistas, e depoimentos de artistas locais. Serão abordados: os tipos de Rap, análise dos tipos e sub-gêneros do Rap, as rimas, além de conceitos do marketing e empreendedorismo – fundamentais para a profissionalização e sucesso do artista.

A oficina conta com uma hora e meia de duração. No Centro de Referência LGBTQIA+, a oficina de Rap será realizada na terça-feira, das 18h30 às 20 horas; já no Centro de Referência Afro, a oficina será às quartas-feiras, das 17 às 20h30, sendo das 17h às 18h30 para crianças até 14 anos, e das 19h às 20h30 para jovens e adultos.

Para se inscrever é necessário, no ato da matrícula, apresentar os seguintes documentos: documento de identidade do estudante e do responsável (se menor de idade) e comprovante de endereço. Os interessados devem se inscrever no local e horário que a oficina é oferecida.

Confira os endereços dos Centros de Referência: LGBTQIA+ fica na Av. Espanha, 536, enquanto o Afro está localizado na Av. Mauá, 377 – ambos na região central de Araraquara. Mais informações podem ser adquiridas nos locais das oficinas.

SERVIÇO:

Inscrições abertas para oficina “Rap – origem, significado, missão e valores”

Locais:

– Centro de Referência LGBTQIA+ (Av. Espanha, 536 – Centro)

Terça-feira: das 18h30 às 20 horas

– Centro de Referência Afro (Av. Mauá, 377 – Centro)

Quarta-feira: das 17h às 20h30

– 17h às 18h30 (crianças até 14 anos)

– 19h às 20h30 (jovens e adultos)

Grátis

Redação

Sair da versão mobile