O 22º Território da Arte de Araraquara está com inscrições abertas para a oficina “Fabricação de tintas com materiais naturais e históricos”, que será realizada no dia 22 de maio (quinta-feira), das 14h às 17h, no Museu Ferroviário Aureliano de Araújo.
Com 30 vagas disponíveis, a oficina é voltada para pessoas a partir de 12 anos, com ou sem experiência prévia em artes visuais. A proposta é oferecer uma vivência prática e acessível que une técnica, história e criatividade, sob a orientação do artista e pesquisador Christophe Spoto. Para a inscrição, basta enviar um e-mail para 22territoriodaarteeducativo@gmail.com.
A cada edição, o Território da Arte reafirma seu papel como importante plataforma de difusão e valorização das artes visuais, conectando artistas, educadores, instituições e público em experiências significativas. Assim, nesta oficina, os participantes vão aprender a produzir tintas artesanais com materiais simples do cotidiano e conhecer os fundamentos físicos e químicos que fazem parte das técnicas tradicionais de pintura. Materiais naturais, como terra, gema de ovo e goma-arábica são usados para criar a própria tinta.
Além da produção prática, a oficina estimula a reflexão sobre a origem dos pigmentos e suas aplicações contemporâneas em obras autorais. O conteúdo inclui noções sobre pigmentação, textura, luminosidade e conservação — tornando a experiência valiosa tanto para artistas quanto para quem está dando os primeiros passos no universo da criação visual.
Responsável pela condução da oficina, Christophe Spoto é formado pela Academia de Belas Artes de Carrara, na Itália, e desenvolve uma sólida pesquisa em técnicas históricas de pintura. Com passagens por instituições como o MAC USP e o Memorial da América Latina, Spoto já ministrou oficinas em diversas cidades do Brasil e da Europa, sempre com foco na interseção entre tradição, arte e sustentabilidade.
A oficina acontece no histórico Museu Ferroviário Aureliano de Araújo, um dos espaços culturais mais emblemáticos da cidade. A iniciativa integra a programação oficial do 22º Território da Arte de Araraquara, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, com apoio do Sesc Araraquara, Senac Araraquara, Hotel Municipal, Velho Armazém e Restaurante do Cidinho.
O Museu Ferroviário Aureliano de Araújo está localizado na Rua Antônio Prado, 270, no Centro da cidade.
SERVIÇO:
22º Território da Arte de Araraquara apresenta: Oficina “Fabricação de tintas com materiais naturais e históricos”, com Christophe Spoto
Local: Museu Ferroviário Aureliano de Araújo (Rua Antônio Prado, 270 – Centro)
Data: 22 de maio (quinta-feira)
Horário: das 14h às 17 horas
Inscrições: 22territoriodaarteeducativo@gmail.com
Gratuito (30 vagas)