A coordenadora das Oficinas Culturais Municipais, Rafaella Pucca, participou da edição desta quinta-feira (6) do “Canal Direto com a Prefeitura”, na página da Prefeitura no Facebook, e apresentou informações sobre o programa que, criado pelo prefeito Edinho em 2001, já completa 21 anos.
As Oficinas Culturais atendem cerca de 2.500 alunos em 44 pontos diferentes de Araraquara. São 37 cursos nas linguagens de artes circenses, artes plásticas, artesanato, artes visuais, cultura popular, dança, literatura, música, hip hop, produção musical, teatro, além de apoio e promoção das culturas negras e apoio e promoção das culturas campesinas nos territórios assentados.
“É um programa que tem 21 anos. Muitos que são educadores foram alunos do programa. E a gente continua plantando essa semente”, avalia a coordenadora, que destaca as Oficinas Culturais como uma oportunidade de se abrir para novos mundos.
“Aprender uma linguagem artística não tem relação apenas com se tornar um artista, uma referência na área, um bailarino, um ator. Não é só disso que se trata. É ampliar o repertório cultural, é compreender que existem outros espaços, outros mundos. Que a gente pode ter uma consciência cidadã, uma politização. As Oficinas Culturais transformam a vida das pessoas, porque você tem mais propriedade para ser aquilo que você decidir ser. Falar sobre você, dizer aquilo que você sente, o que você pensa, e argumentar sobre isso”, declarou Rafaela.
As Oficinas Culturais estão com inscrições abertas para demanda espontânea em alguns locais, como as sedes dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social), o Centro de Referência Afro, o Centro de Referência LGBTQIA+, o Centro de Referência da Mulher, o Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand e o CEU das Artes.
Para quem está pensando em entrar para o programa, a coordenadora convida a acompanhar o Panorama das Oficinas Culturais, apresentação de final de ano que já está sendo preparada pelos alunos e educadores. O espetáculo será em 11 de novembro, no Centro Internacional de Convenção.
“Toda a população de Araraquara é bem-vinda. Oficina cultural é para a criança, para o jovem, para o adulto e para a população idosa. Temos cursos para todas as faixas etárias”, afirma Rafaela.
Novos educadores
A coordenadora também informou que a Secretaria de Cultura e a Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Araraquara) irão lançar em novembro um edital de contratação para novos educadores para as Oficinas Culturais, como ocorre anualmente.
“Em todo final de ano, a Secretaria de Cultura e Fundart lançam edital para contratação de projetos no formato das Oficinas Culturais. Você que é artista, microempreendedor com CNPJ e que atua em uma das linguagens artísticas, pode encaminhar um projeto neste processo seletivo. Uma comissão vai selecionar quais projetos vão fazer parte do programa. Depois do processo de contratação, vamos oferecer o curso em 2023. Prepare o projeto, uma videoaula e encaminhe para o processo seletivo”, explicou.
Oficina de grafitti
Rafaela também deu detalhes sobre a oficina de grafitti, que foi oferecida no programa pela primeira vez neste ano, com aulas no Residencial dos Oitis (Jardim Iguatemi) e no Centro de Artes e Ofícios.
A coordenadora explicou que a Secretaria de Cultura e a Fundart foram contempladas por um edital de fomento para refazer todos os murais de grafitti que estão no CEU das Artes, do Jardim São Rafael. E isso terá participação dos alunos.
“Temos uma comunidade que se identifica com essa linguagem. A gente tem vários murais ali, mas eles foram deteriorados com a ação do tempo. Quatro artistas e um convidado estão refazendo esses murais, em trabalho que vai até o final do mês. Em novembro vai ter um evento com toda a galera do hip hop e os alunos das Oficinas Culturais, que vão finalizar grafitando também no espaço. E a gente, então, vai entregar o resultado das oficinas de grafitti”, adiantou.
Mais informações sobre as Oficinas Culturais podem ser consultadas pelo e-mail oficinasculturaisararaquara@gmail.com ou pessoalmente na sede do programa, que fica no Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand — Rua Andrelino Alves Pinto, nº 170, no Jardim Floridiana (Altos da Vila Xavier).
Ao vivo
O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, ao vivo, na página da Prefeitura no Facebook. A íntegra deste programa e dos anteriores continua disponível para visualização no Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.
Oficinas Culturais chegam a 2.500 alunos em 44 locais de Araraquara
Coordenadora do programa, Rafaella Pucca, participou nesta quinta-feira (6) do ‘Canal Direto com a Prefeitura’