Na última segunda-feira (24), a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart deram início às aulas do programa Oficinas Culturais Municipais, um dos mais importantes programas de formação artística de Araraquara.
A equipe da Cultura – formada pela secretária de Cultura, Euzânia Andrade; a diretora da Fundart, Renata Crespi; e da gestora do Programa oficinas Culturais Municipais, Bárbara Marchezani – visitou algumas instituições que recebem o programa.
Euzânia lembrou que as Oficinas Culturais contam com 4.000 vagas distribuídas em 50 espaços, sendo uma iniciativa que oferece acesso gratuito a diversas linguagens artísticas. “Teatro, Capoeira, Música, Dança, Artes Visuais, Arteterapia, Artesanato, Hip-Hop são as linguagens apresentadas nas oficinas. O programa conta com artistas e educadores, profissionais especialistas nestas áreas, com experiência tanto na produção artística quanto na mediação cultural e propicia experiências que estimulam a criatividade, a sensibilidade e o contato com diferentes expressões artísticas”, apontou a secretária.
As atividades atendem pessoas de todas as idades e estão por diversos bairros da cidade. Os projetos das Oficinas foram selecionados por meio de edital público, no qual, além do domínio técnico, foram avaliados critérios como conhecimento pedagógico, essencial para facilitar a aprendizagem, estimular a criatividade e aprofundar o ensino dos conteúdos específicos de cada área.
Vale destacar que, crianças, jovens e adultos interessados em participar do programa, ainda podem se inscrever. Para saber mais sobre as vagas que restam, o interessado deve procurar a sede das Oficinas Culturais Municipais, localizada no Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand. O endereço é Rua Andrelino Alves Pinto, nº 170, na Vila Xavier.