A biblioteca da EMEF Profª Gilda Rocha de Mello e Souza, no Jardim Indaiá, recebeu, na última sexta-feira (13), a doação de livros infantis realizada pela ONG Reading Smiles Brasil, através de convênio firmado pela Academia Araraquarense de Letras com a ONG.
O presidente da Academia Araraquarense de Letras, Fernando Passos, apresentou o representante da Reading Smiles, Henrique Galhardo, que viabilizou a doação. No ato de entrega, Passos ressaltou a importância da leitura para a formação e o desenvolvimento dos alunos. “Temos um longo caminho pela frente para salvar o Brasil pela leitura. Que a ONG prospere e ajude o Brasil, levando esses livros a toda parte”, declarou.
Também presente no ato de entrega, Clélia Mara dos Santos, secretária municipal de Educação, destacou os projetos educacionais no programa “Educa+ Araraquara”, desenvolvidos desde 2022, como o “Mais Leitura, Mais Leitor”. Segundo ela, com o projeto, a escola se mobiliza em torno da leitura, garantindo que as turmas de 1º e 2º anos do ensino fundamental tenham cantinhos da leitura nas salas de aula, o que fortalece o prazer pela leitura. A secretária também comemorou a doação.
“Essa ação bonita da ONG, que o Fernando apresentou ao prefeito Edinho e a mim, me faz extremamente feliz, porque vem ao encontro da ação robusta que a rede tem hoje de propiciar às nossas crianças, e também aos nossos adultos que estão na escola, que descubram o livro como um mediador de conhecimento, como uma porta de ingresso para esse universo gigantesco que é a leitura, que é a literatura”, enfatizou.
Henrique Galhardo, líder da Reading Smiles em São Paulo, detalhou a importância da iniciativa para as crianças e jovens. “A leitura transforma, realiza. Com o trabalho na ONG, espero que a criançada possa se realizar através da leitura, quem sabe até formar novos escritores. Hoje em dia, há tantas distrações, fazemos tudo no modo automático, mas a leitura te leva para outro mundo sem sair de casa. Acho isso muito importante”, ressaltou Galhardo.
A Reading Smiles foi fundada em 2021, no Rio de Janeiro, em pleno período de pandemia e ensino remoto. Com o sucesso da iniciativa, a organização conquistou novos colaboradores e se expandiu para outros estados.
Além dos livros infantis para a EMEF Gilda, o convênio entre a ONG e a Academia Araraquarense de Letras também prevê a doação de títulos adultos, que serão destinados à implementação de biblioteca itinerante. Sob os aplausos de professores e funcionários da EMEF, foram assinados os termos de parceria de doação para ambos os programas.