Uma operação da CPFL Paulista, em parceria com a Polícia Militar, desfez a ligação irregular de energia identificada em um ponto comercial em Araraquara no último final de semana. O responsável pelo estabelecimento, que comercializa carnes, foi conduzido à Delegacia de Polícia, onde foi registrado Boletim de Ocorrência a partir da confirmação da prática do furto de energia.
No caso desta casa de carnes, que fica em um condomínio de alto padrão, a CPFL já havia feito outros cortes do fornecimento de energia, entre abril e o início deste mês. Porém, o responsável pelo estabelecimento religava a energia por conta própria e de maneira irregular. Na ação do último final de semana, foi lavrado Termo de Ocorrência de Inspeção (TOI) pela prática do furto de energia e auto religação sem medidor.
Após confirmado o furto, a CPFL realiza os cálculos e estima a quantidade de energia furtada, ou seja, o que foi consumido pelo estabelecimento e que deixou de ser pago à distribuidora. Desta forma, a companhia pode fazer a cobrança retroativa dos valores, o que, a partir de agora, passa a ser negociado com o responsável pelo estabelecimento.
Fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal. As penas podem chegar a até quatro anos de prisão. Além disso, a pessoa que for flagrada cometendo a irregularidade, terá cobrados os valores retroativos referentes ao período em que deixou de pagar pelo fornecimento. Vale destacar também que a ligação clandestina é considerada furto de energia.
“O furto de energia traz perdas comerciais para clientes regulares, poder público e para a distribuidora de energia. Além da questão financeira, as ligações clandestinas geram instabilidade ao sistema elétrico, podendo levar a desligamentos e problemas em equipamentos, como transformadores”, comenta Daniel Carvalho Pinto, gerente de Gestão de Energia e Receita da CPFL.
Como denunciar. Clientes da CPFL Paulista podem contribuir de forma sigilosa, para o combate às irregularidades por meio dos canais disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, ou pelo e-mail denunciafraude@cpfl.com.br.
541 casos em Araraquara. As inspeções contra fraudes e furtos de energia, realizadas pela CPFL Paulista em 2021, resultaram em 28,6 GWh de energia recuperada nas regiões de São Carlos e Araraquara, o que abasteceria aproximadamente 13 mil residências por um ano. Ao todo, a distribuidora realizou 18,1 mil inspeções em 24 municípios, que identificaram 2.157 fraudes, os populares “gatos”. Entre as cidades com mais casos de furto de energia estão São Carlos, com 652, Araraquara, que teve 541 casos, e Matão, com 200.