Início Cidade Operação Estiagem treina equipe para combate às queimadas

Operação Estiagem treina equipe para combate às queimadas

Com participação de representantes de 26 municípios da região, Araraquara foi sede nessa terça-feira (14) do 10º Treinamento Regional da Oficina Preparatória para a Operação Estiagem realizada pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil em parceria com Defesa Civil Municipal. Ainda haverá mais cinco treinamentos no Estado.

O treinamento teve palestras com técnicos da Defesa Civil Estadual no Centro Internacional de Convenção e exercícios práticos no pavilhão principal do Centro de Eventos da Região (Cear).

No evento, foi lançado o Plano Municipal de Contingência de Proteção e Defesa Civil pela Secretaria Municipal de Cooperação em Assuntos de Segurança Pública. As ações preventivas englobam o período de estiagem e irá até 30 de setembro.

Durante a abertura, o secretário municipal da Pasta de Segurança, coronel João Alberto Nogueira Júnior destacou a importância do trabalho preventivo. “Em Araraquara tivemos 523 casos de queimadas em 2016, depois 505 em 2017 e 267 no ano passado, segundo dados do Corpo de Bombeiros. Portanto, a prevenção é fundamental para a redução das queimadas urbanas e rurais”, enfatizou.

Nogueira Júnior também agradeceu o apoio do prefeito Edinho e todas as secretarias municipais pelo envolvimento nas ações da Defesa Civil e do Plano de Contingências.

Para o coordenador estadual de Defesa Civil e secretário-chefe da Casa Militar, coronel Walter Niakas Júnior, toda cidade deveria ter uma Defesa Civil estruturada e atuante.

“No estado, tivemos uma redução de 24% de focos de incêndio no período de 2017 e 2018. Por isso, é importante a organização da Defesa Civil”, afirmou.

Niakas também alertou que as chuvas de verão estão mais intensas e além das cidades próximas ao litoral também afetaram a região central do estado.

“Neste ano, foram registrados 41 óbitos em áreas alagadas e isso nos remete a uma reflexão de investir cada vez mais em prevenção”, observou.

Dengue
O coordenador regional de Proteção e Defesa Civil de Araraquara, Amarildo Calegari, ressaltou que na programação das palestras foi acrescentada o tema de combate à dengue, ministrado pela Sucen, diante das dificuldades enfrentadas pelos municípios em proteger a população.

Ao final, cada cidade recebeu um kit com equipamentos de proteção individual e ferramentas de combate a incêndios em área de vegetação.

Redação

Sair da versão mobile