A Artesp alerta que, atualmente, os passageiros contam com 921 empresas cadastradas que podem ser contratadas para realizar o serviço de viagens intermunicipais rodoviárias no Estado de São Paulo, seja para fins de trabalho, lazer ou estudos.
A escolha de uma empresa que opera dentro da legalidade é fundamental para a segurança dos usuários. O serviço irregular oferece inúmeros riscos aos passageiros, uma vez que o veículo não é vistoriado para este fim, não há garantia de que o motorista seja habilitado para atuar no transporte coletivo e, em caso de acidente, não há seguro específico para os passageiros. No ano passado, entre janeiro e novembro, a fiscalização da Agência abordou 18.636 veículos nas rodovias do Estado, dos quais 1.306 foram apreendidos por realizar transporte clandestino de passageiros.
A atuação da Agência visa garantir a segurança dos usuários do sistema. Antes de realizar uma viagem de fretamento intermunicipal, os passageiros devem consultar no site da Artesp (www.artesp.sp.gov.br/transporte-coletivo-fretamento.html) se a empresa é regulamentada, bastando para isso saber a placa do veículo ou o CNPJ da empresa. A consulta vale para qualquer grupo de passageiros interessado em contratar o serviço de fretamento para viagens intermunicipais no Estado de São Paulo.