Início Araraquara Orçamento Participativo 2023 começa na segunda-feira (27) no Jardim Iguatemi

Orçamento Participativo 2023 começa na segunda-feira (27) no Jardim Iguatemi

Primeira plenária sub-regional do ano será no CER Profª Maria José Pahin da Porciúncula, às 19h; programa dá voz para população eleger o que é prioridade de investimento

O Orçamento Participativo, programa em que a população escolhe os investimentos a serem feitos pela Prefeitura, retorna para a edição 2023 na próxima segunda-feira (27), com o início da fase sub-regional.

A primeira das 45 plenárias deste ano será no CER Profª Maria José Pahin da Porciúncula, no Jardim Iguatemi, às 19h, pela Sub-região 1 da Região 9. Podem participar moradores do Jardim Iguatemi (incluindo Residencial dos Oitis), do Cecap, do Victório de Santi, dos Distritos Industriais 2, 5 e 7, do Jardim Altos do Cecap, do Jardim Regina, do Residencial dos Manacás e da Vila Aracoara.

Serão 27 reuniões na fase sub-regional. Depois estão marcadas 11 plenárias regionais e sete plenárias temáticas (Mulheres, População Negra, Pessoa com Deficiência, Juventude, Idosos, LGBTQIA+ e Plenária da Cidade).

A última plenária está prevista para 6 de julho. A programação completa será divulgada em breve no site da Prefeitura, em www.araraquara.sp.gov.br.

A fase sub-regional aponta quais são os temas prioritários em cada divisão dentro das regiões do OP (Saúde, Educação, Esportes, Cultura, Obras, por exemplo). A votação das obras e dos investimentos específicos a serem executados ocorre nas fases regional e temática.

“A construção do orçamento municipal é o primeiro passo para transformar ideias em ações. Colocar a população enquanto protagonista desse processo é ampliar o conceito de democracia, saindo da velha ideia de comparecer às urnas a cada quatro anos. É acompanhar durante o ano todo a situação do território para detectar prioridades, mobilizar pessoas para votar em uma proposta, acompanhar a construção da peça orçamentária, além de toda a execução do programa ou obra votada”, explica o coordenador de Participação Popular, Renato Ribeiro.

O Orçamento Participativo foi uma experiência iniciada de 2001 a 2008, na primeira passagem de Edinho como prefeito, e retomada em 2017. Por causa da pandemia e da impossibilidade de realização das plenárias, o programa não elegeu novas obras em 2020 e 2021. No ano passado, o OP voltou a ser realizado.

Desde 2017, já são 73 obras eleitas pelo Orçamento Participativo, sendo 27 obras entregues e 17 em andamento. São R$ 43 milhões investidos nas obras e nos programas já concluídos. Considerando as obras sendo executadas e as que serão iniciadas, o investimento por meio do OP chega a R$ 100 milhões.

Primeiras plenárias
Na próxima semana, além da plenária no Jardim Iguatemi, outras duas estão agendadas. Na quarta (1º/3), às 19h, pela Sub-região 2 da Região 9, a reunião será na Emef Waldemar Saffiotti, no Jardim Cruzeiro do Sul.

Essa plenária engloba os seguintes bairros: Adelino Silva, Jardim Arco-Íris, Jardim Athenas, Jardim Cruzeiro do Sul 1 e 2, Jardim Del Rey, Jardim Diamante, Jardim dos Industriários, Jardim Dumont, Jardim Esplanada, Jardim Iedda, Jardim Santa Adélia, Jardim Santa Marta, Jardim Silvestre, Parque Alvorada e Vila Bonilha.

Pela Sub-região 3 da mesma Região 9 do OP, a plenária será na quinta (2), também às 19h, na Emef Henrique Scabello, no Parque das Hortências. Participam desse encontro moradores do Hortências, do Condomínio Satélite e do Residencial Nossa Senhora Aparecida (Aparecidinha).

Redação

Sair da versão mobile