O Pacto de Milão, considerado o mais importante fórum mundial sobre segurança alimentar, sustentabilidade e combate ao desperdício, voltou a destacar o trabalho realizado pela cidade de Araraquara na luta contra a fome. Em uma nota publicada nesta terça-feira (24) em sua conta na rede social X (antigo Twitter), a entidade cumprimentou a Prefeitura pelo destaque no “Prêmio Josué de Castro”, onde a cidade foi premiada com a Padaria Solidária entre os melhores projetos de combate à fome do estado de São Paulo.
“Estamos muito felizes em compartilhar que a @PrefsAraraquara foi reconhecida com o Prêmio Josué de Castro por este projeto “Padaria Solidária – Inovação no combate à fome e ao desperdício de alimentos”. Parabéns!”, diz a publicação do Pacto de Milão, em inglês.
O “Prêmio Josué de Castro” é concedido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea/SP) com o propósito de valorizar iniciativas voltadas à formulação de soluções concretas para o combate à fome e a promoção de segurança alimentar e nutricional. Na solenidade de premiação, realizada no último dia 17, Araraquara recebeu uma menção honrosa pela segunda colocação na categoria destinada ao melhor programa ou projeto de política pública de combate à fome.
A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, valorizou o reconhecimento. “A gente vem em uma jornada de alguns anos na estruturação das políticas de proteção social no município de Araraquara, a partir da gestão do prefeito Edinho, nessa articulação de duas políticas públicas importantes, que são a Segurança Alimentar e a Assistência Social. Ao caminhar nessa jornada, organizando e ofertando programas e projetos tão importantes, a gente viu o quão uma atitude de gestão e de governança é importante e decisiva para que tenhamos um colchão de proteção social como temos hoje em Araraquara, e que realmente faz a diferença na vida das pessoas”, comentou.
Ela falou também sobre o orgulho de ver os resultados do trabalho. “Para nós, é uma honra receber esses prêmios, é uma honra sermos reconhecidos internacionalmente pela Estratégia Araraquara Sem Fome, que diz sobre todos os nossos programas e da intersetorialidade das políticas públicas na execução desses programas. É uma honra receber o Prêmio Josué de Castro, que é um prêmio reconhecido no estado de São Paulo há mais de 20 anos, que premia ações de segurança alimentar, ações concretas que tiveram atuações efetivas nas vidas das pessoas. Mas esses prêmios só são possíveis por toda uma jornada, por toda uma caminhada das equipes e pela atuação da gestão e liderança do prefeito Edinho. Muito me honra estar à frente dessas duas políticas públicas tão importantes. O prêmio, para nós, é muito importante e legitima essa caminhada que temos feito, mas o mais importante para nós é saber que o que temos planejado, organizado e sonhado para essas duas políticas públicas tem sido efetivo e concreto nas vida das pessoas que residem na nossa cidade”, completou Jacqueline.
A coordenadora de Segurança Alimentar, Silvani da Silva, também destacou a valorização de todo o trabalho realizado na cidade. “Penso que o reconhecimento aumenta a motivação e o engajamento de todos os envolvidos direta e indiretamente, ajudando a preservar a nossa missão de combater a fome. Ter nossa gestão premiada e reconhecida pelo mundo nos dá credibilidade para defender que a fome não se resume à falta de alimentos e nem deve ser olhada como um mal natural, mas sim social, já que é mantida pelos homens e sustentada através de um sistema econômico injusto e desigual. Quando temos um líder como o prefeito Edinho, que entende esse sistema e nos convoca a modificá-lo, experimentamos o sucesso”, pontuou.
Combate à fome em Araraquara
Com o propósito de combater a fome na cidade, a atual gestão da Prefeitura de Araraquara implantou a estratégia “Araraquara Sem Fome”, constituída por programas desenvolvidos de forma integrada que visam o alívio imediato da pobreza mediante o fornecimento regular de alimentos e programas sociais voltados à qualificação profissional e geração de trabalho e renda, o que se traduz em mais dignidade à população em situação de vulnerabilidade social.
Desta forma, para garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), o município desenvolveu os seguintes programas: Banco Municipal de Alimentos, Rede de Solidariedade, Padaria Solidária, Restaurantes Populares, Hortas Urbanas Comunitárias, Quintais Sustentáveis, Bolsa Cidadania, Filhos do Sol, Programa de Incentivo à Inclusão Social (PIIS) e Programa Municipal de Agricultura de Interesse Social (PMAIS).
Recentemente, esta estratégia integrada de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional recebeu menção honrosa, na categoria de governança, durante o 8º Fórum Global do Pacto de Milão, que ocorreu no Rio de Janeiro em outubro de 2022.
Dentre os programas desenvolvidos em Araraquara destaca-se a Padaria Solidária, que em sinergia com o Banco Municipal de Alimentos, desenvolve ação estratégica no combate ao desperdício de alimentos, por meio do aproveitamento integral dos alimentos e ainda por utilizar o “upcycling”, técnica que consiste em, com a criatividade, dar um novo e melhor propósito para um material que seria descartado.
Os objetivos são atender a população em vulnerabilidade social mediante o fornecimento de pães com composição nutricional adequada, adquirir equipamentos com vistas a aumentar a escala de produção, aumentar o número de beneficiários da Padaria Solidária, atender novos segmentos e programas sociais do município, adequar o fluxo de produção para receber os novos equipamentos, diversificar a produção mediante o desenvolvimento de novas receitas e realizar capacitação mediante oficinas culinárias.