As manifestações após o dia 7 de setembro seguem sendo registradas pelo país nesta quarta-feira (08). Até o final desta manhã, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) havia levantado que o país tinha mais de 170 manifestações e 53 pontos de bloqueios de caminhoneiros em todo o país, totalizando mais de 100 cidades.
Pela manhã, já havia o registro de bloqueios em rodovias de apenas três estados, mas o número saltou durante o dia e agora o pontos ativos passaram a ser registrados na Bahia, Maranhão, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo e Mato Grosso, segundo levantamento realizado pela PRF, incluindo cinturões produtivos do agronegócio.
“Grupos antagônicos convocaram manifestações para os dias 7 e 8 SET 2021 em diversas cidades (evento social e político, que não envolve pautas afetas aos caminhoneiros autônomos)”, destacou a PRF em relatório.
Até o momento, a região Sul é a que tem maior número de bloqueios, com 28, e manifestações, quase 95. “Em Santa Catarina, verificam-se 16 pontos de bloqueio atualmente, inclusive no acesso ao Posto de São Francisco do Sul-SC”, diz outro trecho do relatório.
A PRF também destacou que “os transportadores de combustíveis “tanqueiros” de Meninas (SINDTANQUE/MG) aderiram, por 24h, à paralisação do dia 07 SET 2021. Tanqueiros nos estados de SP, ES, RJ e GO, permanecem em “estado de greve”, por tempo indeterminado”.
Também há registros dentro das cidades. Nesta manhã, por exemplo, produtores rurais e caminhoneiros realizavam um protesto nos arredores da Esplanada dos Ministérios por ordem institucional, afastamento dos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, além do voto eletrônico impresso, auditável e com contagem pública dos votos.