Início Geral Para taxista, aprovação do ‘Projeto Uber’ vai acabar com a categoria

Para taxista, aprovação do ‘Projeto Uber’ vai acabar com a categoria

Maioria da população é favorável e entende que isso acabaria com monopólio do transporte na cidade

Da redação

Na Tribuna Popular da Sessão Ordinária dessa terça-feira (16), o taxistaMarcelo Cesar da Silva, credenciado pelo Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários de Araraquara, abordou o projeto de lei nº 314/17, que trata da regulamentação da atividade econômica privada de transporte individual remunerado de passageiros, o Uber.

Para Silva, a mobilidade urbana ficaria comprometida com a aprovação do projeto. “Teríamos mais automóveis circulando pela região central da cidade, e hoje nos horários de pico e em dias chuvosos está quase inviável trafegar com o constante congestionamento que ocorre”, afirmou, explicando que seriam pelo menos mais 150 carros para competir com os táxis.

“Somos 137 taxistas cadastrados com alvará, pagamos impostos e taxas. Temos a frota mais nova do Brasil: os carros têm, em média, um ano e três meses de uso. Cerca de 60 a 70% dos veículos são financiados. Com a entrada do Uber, muitos serão prejudicados. São cerca de 200 famílias, mil pessoas, 0,4% da população araraquarense. Nenhum de nós faz bico, sustentamos nossas famílias”, alertou. “A aprovação desse projeto vai acabar com a nossa categoria”, completou.

Aplicativo

O taxista destacou que está em fase de implantação pelo Sindicato um aplicativo próprio para chamar os táxis. Ele também indagou sobre a fiscalização. “O serviço de mototáxi, por exemplo, demorou anos para ser regulamentado. Temos apenas 60 mototaxistas cadastrados, mas trabalham 400 motos”.

Silva entende ainda que a segurança do passageiro transportado ficaria comprometida. “Quem responderá caso ocorra algum sinistro, acidente? No cadastramento do motorista-parceiro com a plataforma, não se sabe quem é quem”, finalizou.

Questionado sobre o assunto o autor do projeto, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) disse que as pessoas não têm ideia de qual seja o público do Uber, que em sua concepção não é o mesmo público do táxi. “O público do Uber é aquele que tem carro e não usa táxi, mas quando sai para uma festa pode beber e acabar utilizando o serviço. Outro exemplo são os estudantes que não usam táxi porque é muito caro e quando precisam ir a algum lugar usam o transporte coletivo ou vão a pé; quem anda de ônibus também pode juntar duas ou três pessoas e podem ir de Uber”, ressaltou o vereador tucano.

Enquete sobre o Uber

Em uma enquete feita nas redes sociais por Suze Timpani sobre Araraquara ter ou não o serviço do Uber, a maioria se mostrou favorável.

Algumas pessoas ponderaram que a concorrência faz os produtos e serviços evoluírem, porém, o monopólio só onera o bolso do povo já tão vazio e inibe o investimento e o desenvolvimento do mercado.

A respeito do assunto, outra pessoa ressaltou que éa favor, pois está passando por um problema e não dirige. “Fiz uma cirurgia no joelho e tenho que fazer fisioterapiatodos os dias e está ficando muito caro”.

Uma outra resposta é que a pessoa é favorável por conta da livre iniciativa, a concorrência e a evolução na maneira de vivenciar o comércio devem sempre evoluir. “A cidade sempre teve a pecha de atrasada no tocante ao comércio, com as velhas “panelinhas” de sempre, após um período de “abertura”,quando chegaram pessoas de fora, devido às contratações de empresas que se instalaram nas cercanias da cidade trazendo nova visão de comércio, a cidade melhorou neste quesito, e não pode estagnar de novo. Certamente existe campo para todos, existem áreas onde os pontos de taxi estão já devidamente instalados, e se observarem, em alguns casos existem vagas ociosas, ou seja, seria uma falta de demanda ou pouco interesse na prestação deste tipo de serviço? A cidade recebe estudantes de fora, empresários, tem hotéis com boa ocupação em determinadas épocas, está em local privilegiado geograficamente no estado, pode e deve oferecer serviços melhores como nos grandes centros.Alguns denunciariam que tem gente que é proprietária de pelo menos 20 táxis. “Sou favorável. Só assim acaba com este monopólio de uma pessoa só ter 20 táxis, e também acabaria com a venda ilegal de pontos de táxi que não sai por menos de R$ 100 mil”.

De acordo com a opinião de uma repórter, ogoverno deveria taxar menos os táxispara que eles possam concorrer de igual com o Uber. Um ponto de táxiaqui em Araraquara custa em média R$ 200 mil. Fora alvará, impostos. É hora de o sindicato brigar por menos impostos, pois o Uber vai chegar, queiram eles ou não”.

Foram muitas as opiniões, inclusive de pessoas que já utilizam o serviço em outros lugares. “Estou de férias no nordeste e o valor relação taxi x uber chega a quase 100%”.

E as opiniões em sua maioria são a favor. “Uber é mobilidade, é acessível a todos. Todos nós temos que ser a favor, pois isso gera emprego, diminuição na tarifa nessa modalidade de transporte e desenvolvimento para a cidade. Simples assim”.

(OLHO)
Taxista questiona projeto sobre transporte individual remunerado de passageiros

Redação

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