Início Araraquara Parceria garante emplacamento de corpos hídricos de Araraquara

Parceria garante emplacamento de corpos hídricos de Araraquara

A ação foi estimulada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e envolveu as concessionárias AB Triângulo de Sol e Arteris Via Paulista

SAMSUNG CAMERA PICTURES

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade conseguiu através de diálogo com as concessionárias AB Triângulo de Sol e Arteris Via Paulista, o emplacamento dos recursos hídricos que perpassam o limite político-administrativo de Araraquara. A ação se deu por meio de ofícios enviados ao DER, Artesp e às concessionárias que atuam no município.

O técnico da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Leonardo de Araújo Neto, explica que após estas tratativas, e idas e vindas do trâmite administrativo, a AB Triângulo do Sol fez o emplacamento dos recursos hídricos sob sua concessão perpassando em Araraquara. “Foram 18 placas na Rodovia SP-310 Washington Luís, todos os corpos hídricos que perpassam a Rodovia SP-310 tanto no sentido norte-sul e vice-versa receberam emplacamento”.

Ele acrescenta que receberam emplacamento por parte da AB Triângulo do Sol os seguintes corpos hídricos: Rio Chibarro; Córrego do Lajeadinho; Córrego da Água Azul; Ribeirão do Ouro; Ribeirão das Cruzes; Córrego Água dos Paióis; Ribeirão do Lajeado; Rio Itaquerê; e Córrego do Periquito.

Leonardo destaca que a Arteris Via Paulista também realizou o serviço nos corpos hídricos que estão na sua área de concessão. “Neste ano foram emplacados os seguintes recursos hídricos: Córrego Tijuco Preto, Córrego do Vieira e Ribeirão do Ouro, além do Rio Jacaré-Guaçu”. Ele reforça que ainda falta emplacar o Córrego Capão do Paiva e o Córrego da Água Branca por parte da Arteris Via Paulista, “A concessionária AutoVias, que também atua no nosso território, não respondeu aos nossos ofícios”.

Segundo ele, a parceria não trouxe nenhuma despesa ao município e atende ao Código de Trânsito Brasileiro. “Além, é claro, de contemplar as diretivas do Programa Município VerdeAzul e a norma legal municipal sobre Educação Ambiental Hídrica formal e não formal”.

De acordo com o técnico, a segunda fase do projeto será feita pelo próprio município e irá focar os recursos hídricos em área urbana. “Em 2023, o município emplacará os recursos hídricos da Bacia do Ribeirão do Ouro no seu perímetro urbano e, em 2024, fará o emplacamento dos corpos hídricos da Bacia do Ribeirão das Cruzes”. Ainda segundo ele, a ação visará as vias de maior circulação. “Nas principais vias e onde há maior tráfego de munícipes para o trabalho de conscientização e sensibilização a respeito da questão hídrica”.

Cabe lembrar que na terça-feira, 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água e ONU definiu como tema deste ano “Águas subterrâneas: tornar o invisível visível”. Desta forma, esta ação atinge a proposta da ONU, já que todo recurso hídrico está subterrâneo em determinado momento e aflora na superfície terrestre através das nascentes.

Redação

Sair da versão mobile