O Centro de Educação e Recreação Maria José Pahin da Porciúncula, no Jardim Iguatemi, conta com um parque sensorial elaborado para auxiliar no desenvolvimento das habilidades corporais e sociais dos alunos, que têm idades entre 2 e 5 anos. O circuito completo é composto por 10 áreas (espaços ou brinquedos) de atividades lúdico-pedagógicas. O espaço permite ao professor planejar diferentes tipos de atividades para trabalhar cada um dos campos de experiência da BNCC. As crianças têm a possibilidade de explorar estímulos sensoriais simples que, com a intermediação pedagógica, resultam em novas formas divertidas de aprender, explorar, conhecer e se relacionar com o mundo a sua volta.
Tatiane Bergamasco, diretora do CER, conta como surgiu a ideia. “Na Europa, parques com a proposta de desenvolver as potencialidades corporais das crianças são muito comuns. Quando assumi a direção do CER em 2021, me deparei com um cenário pós-pandêmico, no qual as crianças tiveram uma ruptura em suas infâncias e vivências, e não tiveram possibilidade de experienciar ou desenvolver suas habilidades corporais e sociais em toda sua potencialidade. Havia também um considerável aumento no número de matrícula dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na escola. Nesse momento, vislumbrei a possibilidade de poder colocar em prática este sonho antigo”. Tatiane vinha cultivando a ideia desde 2008, quando cursou um semestre de sua graduação na Universidad de Santiago de Compostela, na Espanha, por meio de um convênio estudantil da UNESP.
O projeto foi apoiado e aprovado pela gerente de Educação Especial e, em outubro de 2021, o parque foi inaugurado, em comemoração ao mês das crianças. Desde então, as turmas utilizam o parque semanalmente, em esquema de rodízio. Todas as faixas etárias se beneficiam do espaço, tão repleto de possibilidades; cada uma com um grau de dificuldade e um tipo de mediação para exploração dirigida.
A estimulação sensorial é importante porque é através dos sentidos que as crianças conhecem o mundo como ele é, adquirindo ferramentas que mais tarde ajudarão em competências, como a preparação para a aprendizagem da escrita e da matemática, além do desenvolvimento da coordenação motora, da atenção, do equilíbrio, da memória, da criatividade e da interação social e emocional.
A diretora planeja a reforma do espaço nos próximos meses. “No primeiro semestre de 2025 pretendemos realizar uma reforma do espaço, com o intuito de renovar as áreas. Por ser um local exposto às intempéries climáticas, a manutenção periódica se faz necessária”.