Após receberem reclamações de usuários de transporte público coletivo com mais de 65 anos, que estão enfrentando dificuldades de locomoção pela cidade, os vereadores Tenente Santana e Elias Chediek, ambos do MDB, encaminharam à Prefeitura, respectivamente, a Indicação nº 2.702/2020 e o Requerimento nº 888/2020, solicitando o retorno do fornecimento de passes gratuitos de ônibus para pessoas idosas. O benefício estava suspenso desde o dia 13 de abril, com o objetivo de conter a circulação de idosos pela cidade, considerando que eles representam o grupo mais vulnerável às complicações causadas pela Covid-19.
Agora, com as novas deliberações do Comitê de Contingência do Coronavírus em Araraquara, a partir de 1º de outubro volta a ser autorizada a prática da gratuidade do passe para os idosos que utilizam o transporte público coletivo de Araraquara. Nos relatos recebidos em seus gabinetes, os parlamentares observaram que muitas pessoas estão enfrentando problemas de toda ordem para se deslocar e realizar suas atividades diárias, como receber pagamento, pagar contas, fazer compra de alimentos e medicamentos e, principalmente, buscar tratamento de saúde.
Nos documentos enviados ao Executivo, os vereadores argumentaram que várias outras atividades já haviam passado por flexibilizações, como cultos religiosos, academias, e o comércio, por exemplo, que hoje permanece aberto por oito horas diárias, defendendo que, seguindo todos os protocolos sanitários e o uso de máscaras, a medida vai beneficiar uma parcela da população que precisa do transporte público e hoje está pagando por ele.