Na próxima semana, como uma das ações do “Outubro Rosa”, relativo à prevenção do câncer de mama e câncer de colo do útero, o Ambulatório da Saúde da Mulher fará uma ação de agendamento para exames de mamografia em Araraquara, visando mulheres acima de 40 anos que ainda não realizaram o exame este ano.
O agendamento será feito na terça-feira (22), quinta-feira (24) e sexta-feira (25), das 7h às 12h. O Ambulatório da Saúde da Mulher fica na Avenida Osório, número 184, no Centro de Araraquara.
Em entrevista ao programa Canal Direto com a Prefeitura, nesta sexta-feira (18), a gestora do Ambulatório da Saúde da Mulher, Aline Fidelis, falou sobre a importância do diagnóstico precoce, que pode detectar o câncer de mama e antecipar o tratamento.
Segundo Aline, o câncer de mama, que acomete mulheres em todo o mundo, é a segunda maior causa de incidência hoje, perdendo apenas para o câncer de pele.
“Vários fatores contribuem para a doença, como genética, hereditariedade, sedentarismo, alimentação inadequada e estresse, entre outros”, afirmou.
Conforme acrescentou Fidelis, a mulher precisa conhecer o próprio corpo, identificar sinais precoces, como módulo, secreção ou retração do mamilo, e procurar ajuda médica.
Uma das maneiras de descobrir o câncer de mama é procurar a unidade de saúde do bairro e fazer o exame clinico, seguido de mamografia e ultrassom, se necessário.
Uma vez identificado o problema, é necessária uma biópsia, que pode ser feita pelo Laboratório da Atenção Básica, ou através do Ambulatório da Saúde da Mulher, para o tratamento posterior.
“O diagnóstico precoce é muito importante, porque aumenta em muito as chances de cura e de sobrevida da mulher. Por isso, ela precisa ficar sempre atenta com os exames de rotina anuais”, enfatizou Aline.
Direto
O programa Canal Direto com a Prefeitura, realizado pela Secretaria Municipal de Comunicação, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h, ao vivo, na página da Prefeitura no Instagram.
A íntegra dos programas fica disponível para visualização no próprio Instagram, no Facebook e em outras plataformas digitais do município.
Foto: Divulgação