Ciência e cerveja no mesmo copo? Em Araraquara, sim. No dia 21 de maio, o Bar do Zinho recebe a edição local do Pint of Science 2025, o maior festival de divulgação científica do mundo, conhecido por levar ciência para as mesas de bar. A iniciativa é organizada pelo Instituto de Química (IQ) da Unesp, com coordenação da professora Mirian Cristina dos Santos. A partir das 19h, o público poderá participar gratuitamente de bate-papos científicos com linguagem acessível — e sem precisar se inscrever. Toda a programação contará com intérprete de Libras.
O Pint of Science tem como objetivo promover debates descontraídos, acessíveis e relevantes sobre pesquisas científicas em locais informais como bares, cafés e restaurantes. O grande diferencial do evento é o diálogo aberto entre cientistas e o público, proporcionando uma experiência única e divertida fora do ambiente acadêmico.
Em 2025, o festival celebra dez anos no Brasil. Com a participação de 169 cidades no país, consolida-se como o maior festival do gênero no mundo. Os temas abordados vão de biologia, química, física e matemática até política, direito e tecnologia.
Em Araraquara, a programação da noite contará com duas apresentações: às 19h, a médica da família e preceptora da Uniara, Ana Paula Urdiales Garcia, apresenta o tema “Cannabis medicinal é para todo mundo?”; às 19h30, a professora Angélica Rodrigues (FCLAr-UNESP) fala sobre “Sinais de inclusão: linguística para combater o capacitismo”. A noite se encerra com a apresentação musical “Chorando na Praça”, com Regional Choreletro e Nemias Santana e Amigos.